Polícia Civil realiza operação contra falsificação de documentos médicos em Cuiabá
Por Lucas Bellinello
A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Estelionato e Outras Fraudes de Cuiabá, realizou uma operação com o objetivo de combater a falsificação de documentos em nome de médicos. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e mandados de prisão em diferentes locais da cidade.
Um dos mandados de busca e apreensão foi cumprido em uma empresa no Centro de Cuiabá, onde eram falsificados pedidos de exames médicos em nome de profissionais que não trabalhavam no local. De acordo com as investigações, a empresa utilizava a identificação de médicos renomados para emitir documentos falsos, visando obter vantagens financeiras.
Além disso, um mandado de prisão foi cumprido contra um homem suspeito de atuar na venda de atestados falsos em Cuiabá. Segundo as informações apuradas pelo Olhar do Norte, os documentos falsos eram vendidos pelo valor de 40 reais.
A ação da polícia é importante para combater a prática de falsificação de documentos, que pode causar prejuízos financeiros e até mesmo colocar em risco a saúde das pessoas. A venda de atestados falsos também é um crime grave, pois pode permitir que pessoas doentes ou infectadas com doenças contagiosas circulem livremente, colocando em risco a saúde pública.
A polícia ainda está investigando o envolvimento de outras pessoas na prática de falsificação de documentos e venda de atestados falsos em Cuiabá. É importante ressaltar que a emissão de documentos médicos falsos é um crime previsto em lei e pode resultar em pena de reclusão de até seis anos, além de multa.
A população também deve ficar atenta aos documentos médicos que recebem e sempre verificar a autenticidade junto aos órgãos competentes, para evitar problemas de saúde e financeiros decorrentes da utilização de documentos falsos.