Veja como se posicionaram os deputados de Mato Grosso na votação da PL da Censura
Por Lucas Bellinello
Na última terça-feira (25), a Câmara dos Deputados Federais votou a PL 2630, que tem como objetivo estabelecer novas diretrizes para o uso das redes sociais em relação à veiculação de notícias, divulgação de conteúdo falso e impulsionamento de propaganda eleitoral e de conteúdos políticos. Entretanto, a proposta acabou gerando polêmica e críticas devido à possibilidade de censura.
Em Mato Grosso, a bancada foi majoritariamente contra a proposta, com cinco parlamentares votando contra e apenas dois votando a favor. Os deputados que foram favoráveis à PL da censura são Emanuelzinho (MDB) e Juarez Costa (MDB), enquanto que os que foram contrários são Coronel Feranda (PL), Amália Barros (PL), Abílio Brunini (PL), José Medeiros (PL) e Coronel Assis (União Brasil).
A PL foi aprovada com 238 votos a favor e 192 votos contrários, e agora segue para ser apreciada pelo Senado Federal. A proposta tem gerado muitas críticas, com o argumento de que pode limitar o debate livre de ideias nas redes sociais.
Com a polarização política cada vez mais intensa, o uso das redes sociais tem se tornado um canal fundamental para a disseminação de informações e ideias. No entanto, é importante ressaltar que é preciso haver responsabilidade e transparência na divulgação de conteúdos, especialmente em épocas de eleições.