Faissal defende investimento em logística e rodovias em vez de empréstimo de US$ 180 milhões do Governo de MT
Por Lucas Bellinello
O deputado estadual Faissal Calil, do Cidadania, criticou nesta quarta-feira (17.05) o empréstimo que o Governo de Mato Grosso pretende obter junto ao Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) no valor de US$ 180 milhões, com um prazo de pagamento de 25 anos. Entretanto, de acordo com ele, as necessidades do estado farão que ele vote favorável ao empréstimo.
O deputado Faissal defende que a prioridade deve ser a melhoria da logística de Mato Grosso, já que é o principal produtor de grãos e carne. Segundo ele, os recursos deveriam ser destinados à recuperação das rodovias do estado, que estão sucateadas e precisam de melhorias para garantir segurança e reduzir os custos de transporte e produção, já que os pedágios não trazem investimentos.
“O Estado de Mato Grosso hoje tem a pior malha viária, do Centro-Oeste. Então eu acho que a prioridade hoje para mim, deputado Faisal, são a questão das nossas rodovias. A prioridade de Mato Grosso deve ser melhorar a logística aqui do Estado. As nossas rodovias estão sucateadas, temos aí pedágios que não trazem investimento, pelo contrário, tem a cobrança e depois da cobrança os investimentos, quem sabe vão vir ou não virão, é uma incógnita, é um modelo precário que não serve para nós. Então, se fosse um investimento para trazer melhor condição de vida para quem necessita da logística, com certeza eu assinaria embaixo”, destacou.
Ele argumenta que o estado tem a pior malha viária do Centro-Oeste e que a prioridade deve ser melhorar a logística para garantir o desenvolvimento econômico e social. Para o deputado, investir em infraestrutura e transporte é investir em saúde, segurança e economia.
Faissal destacou que as rodovias da região sul do estado são especialmente problemáticas, com muitas reclamações de moradores sobre a BR-158, BR-170 e a BR-364, que são as principais vias de escoamento da produção. Ele também citou a situação de Alta Floresta, onde a rodovia está sem reparos adequados há cinco anos, o que tem causado problemas para os moradores.
“Em Alta Floresta, a 320, 218, nós estamos para o quinto ano, quinto ano. Nem os trabalhos iniciais que era deixar a rodovia sem buraco foi resolvido. Então quer dizer, vão lá, faz um trabalho de tapa buraco, não vê se está tudo ruim de novo. Então contrato não está sendo cumprido, então primeiro lugar, Alta Floresta, a reclamação muito aqui da Imigrantes, poxa, gente três horas para passar 30 quilômetros da Imigrantes, que isso? Aonde que nós estamos? E paga pedágio ainda, pô. Está errado. Outro lugar que me cobram muito é a BR 158 e a 170. São os piores lugares. Também a BR-364 me cobram bastante, o que eu falo para vocês, que as principais vias de acesso aqui à Capital, de escoamento da nossa produção, todas estão ruins. Então, vai mexer agricultura familiar, beleza, o pequeno agricultor vai utilizar o quê? Rodovia, e aí? E se ele tem a produção dele e bota numa rodovia aí e capota o carro? E aí? Como é que fica? Então eu tenho que ver prioridade nesse Governo. Me desculpe, a prioridade, é uma indignação hoje realmente é que as prioridades são outras, parece que o Estado quer deixar as rodovias todas ruins para pedagiar todas, e vim uma empresa de fora para ganhar mais dinheiro nosso ainda e ficar mais caro o custo de operação e o desenvolvimento do nosso Estado”.
O deputado afirmou que encaminhou essas demandas ao secretário Marcelo Padeiro, mas até o momento não recebeu resposta. Ele reforçou que é necessário priorizar a melhoria das rodovias de Mato Grosso para garantir a segurança e a economia do estado.