Moro cogita renunciar senado e deixar o Brasil
Por Lucas Bellinello
O ex-juiz da Operação Lava Jato e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, atualmente senador pelo partido União Brasil-PR, está cogitando a renúncia ao seu mandato parlamentar, segundo informações divulgadas pelo portal IG.
De acordo com o portal, Moro teria sondado amigos e aliados que residem nos Estados Unidos em busca de oportunidades de emprego que lhe garantam a permanência no país americano. Essa movimentação indica uma preparação caso o ex-juiz decida renunciar ao mandato de senador.
A notícia da possível renúncia de Moro foi confirmada por uma pessoa próxima ao seu círculo íntimo, que ressaltou que o assunto está sendo tratado internamente com sigilo. “A notícia procede, mas estamos tratando internamente e com sigilo”, afirmou um aliado do senador.
Segundo uma fonte consultada pelo portal, Moro recebeu conselhos de um importante cacique político após a recente decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de cassar o mandato do ex-procurador Deltan Dallagnol, que também participou da Operação Lava Jato e se tornou deputado federal pelo partido Podemos. Inicialmente, Moro teria rejeitado a ideia, afirmando que não é alguém que foge de desafios.
No entanto, seus principais assessores o lembraram de que não há perspectivas favoráveis no âmbito judicial, sugerindo que a cassação de seu mandato é provável.
A possível renúncia de Sergio Moro ao mandato de senador seria um acontecimento político de grande relevância, dada a sua notoriedade no combate à corrupção e seu papel fundamental na Operação Lava Jato.