POLÍTICA

Crise interna: Ministra dos Povos Indígenas se diz frustrada com Lula

Compartilhe

Por Lucas Bellinello

Na última quarta-feira (24), a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara (PSOL), expressou sua frustração em relação à falta de posicionamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a aprovação de um parecer sobre a Medida Provisória (MP) de reestruturação de ministérios.

Durante uma entrevista à GloboNews, Guajajara comentou que houve uma promessa de Lula durante sua campanha eleitoral de conceder ministérios e que ele cumpriu essa promessa. Além disso, destacou o protagonismo dos povos indígenas e a importância da retomada da demarcação dos territórios, ressaltando o posicionamento forte de Lula em relação a essas questões neste ano.

“O presidente Lula se comprometeu durante a campanha, prometeu ministério, cumpriu, e esse ano se posicionou fortemente com esse protagonismo dos povos indígenas e a retomada da demarcação dos territórios”, comentou Guajajara.

No entanto, a ministra demonstrou sua preocupação com a pressão exercida pelo Congresso Nacional e a articulação da bancada ruralista para enfraquecer essas pautas, que são consideradas prioridades em seu governo. Guajajara afirmou que Lula poderia ter adotado uma postura mais firme para impedir a retirada da atribuição dos Povos Indígenas.

“Sei que o Congresso Nacional está pressionando muito, sei que a bancada ruralista está muito articulada também para, inclusive, enfraquecer essas pautas, que são prioridades no governo”, afirmou a ministra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *