VARIEDADE

Cuiabá fará mutirão de vacinação contra gripe nesse sábado

Compartilhe

Por Lucas Bellinello

Neste sábado (27), Cuiabá realizará o Dia D de vacinação contra a gripe, com horário de atendimento das 8h às 16h30. A imunização será disponibilizada em todas as 55 unidades básicas de saúde do município que possuem sala de vacinação. A campanha é destinada a pessoas a partir de 6 meses de idade.

Recomendada para indivíduos maiores de 18 anos que já completaram o esquema primário de vacinação, com a última dose aplicada há pelo menos quatro meses, a vacina protege contra três tipos de cepas do vírus Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B). Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, o público-alvo da campanha foi ampliado.

Para adultos, é necessária apenas uma dose anual da vacina. Já as crianças menores de 9 anos que estão sendo imunizadas contra a gripe pela primeira vez devem receber duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas. Importante destacar que a vacina contra a gripe pode ser administrada simultaneamente a outras vacinas, inclusive a da COVID-19.

A 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza teve início em 10 de abril e será encerrada em 30 de maio. A meta da campanha em Cuiabá é vacinar toda a população do grupo prioritário, que inclui crianças, gestantes, puérperas, pessoas com 60 anos ou mais, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde. Esse grupo abrange aproximadamente 216.952 pessoas.

É importante ressaltar que a vacinação do grupo prioritário contribui para a redução do número de internações, complicações e óbitos relacionados à gripe. A influenza é uma infecção viral aguda altamente transmissível que afeta o sistema respiratório, podendo levar a quadros graves da doença.

Portanto, a população de Cuiabá é encorajada a comparecer às unidades básicas de saúde neste sábado para receber a vacina contra a gripe, garantindo a proteção individual e coletiva contra a doença. A imunização é uma medida eficaz para preservar a saúde da população e prevenir complicações decorrentes da influenza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *