POLÍTICA

Deputado Faissal homenageia pioneiro de Nova Mutum

Compartilhe

O deputado estadual Faissal Calil (CIDADANIA) apresentou o projeto de lei (PL) nº 757/2023, que denomina “Eugeniusz Dziachan” o trecho da Rodovia MT-235 que se estende do entroncamento com a MT-010 até o entroncamento com a BR-163, próximo a São José do Rio Claro.

A homenagem, segundo o parlamentar, deriva da importância que Eugeniusz Dziachan representou para as comunidades da região, sendo uma referência entre os agentes políticos locais e regionais. “Era uma pessoa honesta, respeitada e querida pela população”, lembrou Faissal.

Em 26/07/1936, na cidade de Lublin, na Polônia, nasceu Eugeniusz Dziachan. Devido à 2ª Guerra Mundial, sua família embarcou no último navio Polônia–Brasil, que aportou no Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, em 27/11/1937. Estabeleceram-se em Horizontina/RS, onde viveu até o ano de 1976. No ano de 1970, casou-se com Odila Rasia e, em 1972, tiveram a primeira filha.

Eugeniusz sempre teve o sonho de ser agricultor e escolheu o estado de MATO GROSSO para isso. Em 1977, ele e sua família venderam tudo o que tinham no RS e vieram para o MT, especificamente para o município de Itiquira, onde compraram a fazenda Quilombo. Com o sonho de plantar soja, resolveu fazer o teste do solo, plantando 02 (dois) sacos de semente de soja na safra de 77/78, tendo colhido 08 (oito) sacos de soja.

Então, no ano seguinte, convidou outros fazendeiros para solicitar ao banco um empréstimo para financiar fertilizantes, defensivos e calcário para a correção das terras. Nessa fazenda, continuaram plantando até o ano de 1983, quando decidiu desbravar a região norte do estado, comprando a Fazenda Vale Verde em Nova Mutum.

Ao chegar nessa região, ainda era tudo muito precário, a cidade havia sido fundada em 1981, então estava no início. Eugeniusz fez parte de toda a construção da cidade, disponibilizou seus funcionários e maquinários para abrir estradas, especialmente o trecho da rodovia mencionada, fechou buracos que impediam a passagem, abriu estradas alternativas para que as pessoas pudessem transitar, doou óleo diesel e alimentação aos maquinários e funcionários do governo que começaram a fazer as estradas.

Em 1990, foi um dos cooperados na fundação da Cooperativa Agropecuária Mista de Nova Mutum, ajudou na construção do frigorífico local, da Cooperativa Sicredi, sendo um dos primeiros associados, além de participar da emancipação política da cidade.

Em sua fazenda, produziu desde então soja, milho, milheto, gado e suínos por muitos anos, vendendo seus produtos para o comércio local e frigoríficos de Nova Mutum. Foi um colaborador direto na construção da Igreja São Francisco para a comunidade. A fazenda Vale Verde continua plantando e contribuindo para o comércio local, além de sempre auxiliar na melhoria das estradas da região até os dias de hoje.

Eugeniusz teve 03 (três) filhos: Liliane Dziachan Marques, Marcos Eugênio Dziachan e Mariella Dziachan, que foram criados em Nova Mutum e estudaram na cidade até a juventude. Ele comprou um terreno e construiu uma casa para que as crianças pudessem ir à escola, pois não havia energia nem água na cidade naquela época. Sua esposa cuidava das crianças na cidade e também da fazenda. A cidade ainda era um cerrado, aos poucos conseguiram melhorar as coisas e até os dias de hoje a família contribui para o crescimento e melhoria da mesma.

Faleceu em agosto de 2021, deixando muitas memórias boas e seu legado intacto. “Trata-se de uma justa homenagem a esse importante cidadão para Mato Grosso e para toda aquela região”, afirmou o deputado.

Com Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *