POLICIAL

 Batalhão Ambiental celebra 40 anos de criação com entrega de medalhas

Compartilhe

Em comemoração aos 40 anos de criação do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental de Mato Grosso (BPMPA-MT), 60 autoridades, entre militares e civis, foram agraciadas, na noite desta quinta-feira (19.10), com a medalha Mérito Protetor Ambiental. A solenidade foi realizada no auditório do Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar, em Cuiabá.

A medalha Mérito Protetor Ambiental foi criada pelo decreto estadual número 640/2020 e destina-se aos profissionais que, direta ou indiretamente, contribuíram para a proteção e conservação das riquezas naturais do território mato-grossense.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Corrêa Mendes, destacou o trabalho desempenhado pela unidade e parabenizou os militares que se dedicam fortemente pela preservação e conservação do meio ambiente no Estado. O comandante ainda ponderou que o sucesso no patrulhamento ambiental nesses 40 anos ocorre diante de inúmeros investimentos por parte do Governo do Estado em viaturas, armamentos, equipamentos e construções e reformas de unidades para atender os policiais militares.


 

“O Batalhão de Proteção Ambiental é uma unidade formada por policiais treinados e altamente motivados e comprometidos no cumprimento da missão de defender o meio ambiente com ações de prevenção e repressão criminal. Foram muitos feitos nesses 40 anos de história, como operações, prisões e apreensões de armamentos e petrechos utilizados por criminosos em crimes ambientais. Nossos militares percorrem trechos de difícil acesso para manter a ordem e o equilíbrio da fauna, flora e cerrado”, comentou.

Já o comandante do Batalhão Ambiental, tenente-coronel Fagner Augusto do Nascimento, relembrou a história de criação da unidade, que inicialmente era conhecida como Companhia Independente de Polícia Florestal e tinha como missão a proteção exclusiva da planície do Pantanal no Estado.


 

Ele ressaltou que os primeiros trabalhos da unidade eram de combater caçadores de jacarés, onças e sucuris, conhecidos como ‘coureiros’. Estima-se que mais de seis milhões de peles de animais tenham sido traficadas para atender o mercado da moda na Europa, América do Norte e Ásia. Hoje essa prática está extinta.

“No decorrer desse tempo, o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental se aperfeiçoou em todos os sentidos. Muito se conquistou, mas ainda há muito trabalho pela frente. Todaa confiança que nos foi depositada, estamos convertendo em muito trabalho prestado à sociedade, em várias frentes para o combate e preservação do meio ambiente em todo o Estado”, acrescentou.

Um dos civis agraciados com a medalha Mérito Protetor Ambiental foi o deputado estadual Júlio Campos. Ele também enalteceu o trabalho realizado pelo BPMPA e lembrou que foi o responsável pela implementação da unidade especializada em Mato Grosso quando era governador do Estado.


 

“Para mim, é uma honra poder receber esta homenagem como fruto de uma semente plantada há 40 anos. Nessas quatro décadas, avançamos fortemente na legislação ambiental para preservação das nossas riquezas e temos como obrigação aperfeiçoar ainda mais esse trabalho para gerações futuras”, discursou o parlamentar.

O Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental também agraciou o secretário da Casa Civil, Fábio Garcia, a secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, coronel Grasielle Bugalho, o desembargador do Tribunal de Justiça Rui Ramos, secretária adjunta de Patrimônio e Serviços da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, Karollyne Martimiano, entre outros.

Já os militares homenageados com a medalha estão o capitão Fragata, os tenentes-coronéis Anderson Luiz do Prado, Fernando Giroto Santiago e Gabriel Rodrigues Leal e os majores Gabriel Teixeira e Kleber de Paula e Silva. A medalha também foi entregue a 1º, 2º e 3º sargentos, cabos e soldados da Polícia Militar.



Com Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *