Faissal cobra novamente aumento no efetivo da Politec no interior de MT
Da Redação
O deputado estadual Faissal Calil (Cidadania) voltou a cobrar o aumento do efetivo de técnicos profissionais peritos papiloscopistas e técnicos em necropsia para a Politec no interior do estado. A necessidade é urgente, já que as unidades atendem, além dos próprios municípios onde estão sediadas, outras cidades vizinhas. Em alguns casos, a espera para remoção de um corpo chega a durar 12 horas.
O caso mais recente se deu no último dia 24, quando uma mulher foi encontrada morta, pela filha, por volta das 6h da manhã, em Paranatinga. Como se tratava de um caso de suicídio, onde a cena do episódio não poderia ser alterada, foi necessário aguardar a equipe da Politec que se deslocou de Primavera do Leste e chegou ao local apenas ao meio-dia, aumentando ainda mais o sofrimento da família.
Em outro episódio, familiares da vítima de um assassinato cometido as 7h da manhã tiveram que aguardar até as 14h para remoção do corpo. O deputado, que já fez pedidos semelhantes em 2019 e 2022, destacou que a incidência de casos que demandam a atuação da Politec tem sido desproporcional à quantidade de profissionais técnicos disponibilizados, o que inviabiliza que os atendimentos sejam realizados dentro de tempo razoável e com a qualidade mínima exigível para esse tipo de serviço.
“Precisamos que o Governo do Estado tenha sensibilidade e disponibilize um aumento significativo no efetivo da Politec, seja com médicos legistas, peritos papiloscopistas e técnicos em necropsia. A população não pode mais passar por este tipo de constrangimento com seus familiares, situação esta que aumenta ainda mais a dor e o sofrimento vivenciado por eles, num momento tão difícil”, afirmou Faissal.