Projeto leva serviços essenciais para as pessoas menos favorecidas que moram em locais mais distantes
Defesa Civil apoia projeto Ribeirinho Cidadão do Tribunal de Justiça.
A Defesa Civil de Mato Grosso participou, entre os dias 10 e 13 de abril, da primeira etapa da 17ª edição do projeto Ribeirinho Cidadão, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça (TJMT) em parceria com o Governo de Mato Grosso, Defensoria Pública e demais parceiros.
O projeto, realizado desde 2006, busca levar atendimentos de saúde, cidadania e Justiça às comunidades ribeirinhas e da zona rural em Mato Grosso. A primeira etapa da edição de 2024, realizada por via terrestre, beneficiou as comunidades Estirão Comprido e São Pedro de Joselândia, no município de Barão de Melgaço (a 120 km de Cuiabá).
“O Ribeirinho Cidadão tem como objetivo levar serviços essenciais para as pessoas menos favorecidas e desassistidas que moram em locais mais distantes, o que vai ao encontro de um dos pilares da Defesa Civil, que é a ajuda humanitária”, observou o engenheiro Yassar Faria, agente da Defesa Civil de Mato Grosso.
A Defesa Civil auxilia na logística do projeto e na triagem da população para os atendimentos.
De acordo com o Tribunal de Justiça, ao longo dos quatro dias de trabalho foram realizados mais de 10,2 mil atendimentos nas duas comunidades, sendo mais de 4,4 mil para serviços de cidadania, como emissão e regularização do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e declaração de hipossuficiência. A Secretaria de Estado de Assistência Social (Setasc) também realizou orientações sobre o direitos das mulheres e os programas SER Família, idealizados pela primeira-dama Virginia Mendes.
O Governo do Estado também participou da ação por meio das Secretarias de Estado de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Secel), Saúde (SES), Educação (Seduc), Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Segurança Pública (Sesp), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), as Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Fonte: Assessoria Defesa Civil MT