POLÍTICA

Governo Federal leva reunião do G20 para resort de luxo no lago do manso

Compartilhe

A organização do G20 no Brasil decidiu transferir a reunião de ministros da Agricultura, que inicialmente seria em Cuiabá, para um resort de luxo no interior do estado de Mato Grosso ligado ao ex-senador e ex-ministro Blairo Maggi.

O complexo Malai Manso, localizado na Chapada dos Guimarães, tem entre seus sócios André Souza Maggi, filho de Blairo -que também foi governador de Mato Grosso (2003-2010).

Magnata do agronegócio, Blairo foi ministro da Agricultura do governo Michel Temer (MDB), mas voltou a se aproximar de Lula. Ele foi um dos responsáveis por endossar a indicação do atual ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD).

Como ministro da área, coube a Fávaro escolher a cidade que receberá os encontros do G20 do grupo de trabalho da Agricultura. Ele é aliado de Maggi e recebeu apoio do megaempresário na sua campanha para o Senado em 2020.

O Malai Manso deve receber o encontro de ministros da Agricultura previsto para os dias 12 e 13 de setembro.

Serão convidados para a agenda os ministros da Agricultura (ou equivalentes) de todos os países do G20, além da União Europeia e União Africana. Organizações internacionais e um seleto grupo de países não membros do G20 também têm participado das reuniões.

Fávaro é senador da República licenciado e tem sua base política em Mato Grosso.

De acordo com interlocutores, uma primeira opção pensada pelo Ministério da Agricultura foi realizar os encontros da área em Brasília. Fávaro, no entanto, quis levar a reunião para seu estado sob o argumento de Mato Grosso ser o polo central da produção do agronegócio no país.

No estado, o plano era organizar o evento em Cuiabá, mas houve o diagnóstico de que a capital de Mato Grosso não oferecia as condições logísticas necessárias para receber um evento dessa magnitude.

Fonte: Jornal de Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *