POLÍTICA

ALMT aprova projeto de Faissal que prevê alerta nas contas sobre água parada

Compartilhe

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou nesta quarta-feira (5), em primeira votação, o Projeto de Lei nº 284/2024, de autoria do deputado estadual Faissal Calil (Cidadania). O texto prevê a obrigatoriedade da inclusão, nas contas de água, de advertências sobre os riscos de se manter água parada quanto à transmissão de dengue, zikavírus e chikungunya.

A proposta de Faissal visa contribuir para a conscientização da população sobre os riscos associados à água parada, especialmente no contexto das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A inclusão da advertência nas contas de água é uma medida simples e eficaz para alertar os cidadãos sobre a importância de eliminar focos de água parada em suas residências e locais de trabalho.

De acordo com o deputado estadual, a medida se deve em decorrência do grande número de casos das doenças registrados no estado. Dados da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso revelam que, em 2024, foram confirmados 5935 casos de dengue, que resultaram em quatro óbitos. Segundo Faissal, estes números alarmantes exigem medidas adicionais para conter o avanço do problema.

“A principal estratégia de combate à transmissão dessas doenças é eliminar os focos de água parada, onde o mosquito Aedes aegypti se reproduz. Nesse contexto, a inclusão da advertência nas contas de água é uma ação preventiva e educativa de grande alcance. Afinal, todas as residências recebem essas contas regularmente, tornando-as um meio eficaz de conscientização”, destacou o deputado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *