24 de junho na história
24 de junho é o 175.º dia do ano no calendário gregoriano (176.º em anos bissextos). Faltam 190 dias para acabar o ano.
Foto: 1948 — Guerra Fria: início do Bloqueio de Berlim: a União Soviética torna impossível viajar por terra entre a Alemanha Ocidental e Berlim Ocidental.
Eventos históricos
- 1312 a.C. – Mursilis II lança uma campanha contra o Reino de Azzi-Hayasa.
- 217 a.C. — Os romanos, liderados por Caio Flamínio, são emboscados e derrotados por Aníbal na Batalha do Lago Trasimeno.
- 109 — O imperador romano Trajano inaugura a Água Trajana, um aqueduto que canaliza a água do Lago de Bracciano, a 40 quilômetros ao noroeste de Roma.
- 474 — Júlio Nepos obriga o usurpador romano Glicério a abdicar do trono e se proclama imperador do Império Romano do Ocidente.
- 843 — Os vikings saqueiam a cidade francesa de Nantes.[1]
- 972 — Ocorre a Batalha de Cedynia, a primeira vitória documentada das forças polonesas.[2]
- 1128 — Batalha de São Mamede, perto de Guimarães: forças lideradas por Afonso I de Portugal derrotam as forças lideradas por sua mãe Teresa de Leão e seu amante Fernão Peres de Trava.
- 1230 — Tem início o Cerco de Jaén, no contexto da Reconquista Espanhola, a batalha resultou em uma vitória Jayyānese após a retirada castelhana e abandono do cerco imediatamente após a morte do rei Alfonso IX de Leão.[3]
- 1314 — Primeira Guerra de Independência da Escócia: a Batalha de Bannockburn termina com uma vitória decisiva das forças escocesas lideradas por Roberto de Bruce.
- 1340 — Guerra dos Cem Anos: Batalha de Sluys: a frota francesa é quase completamente destruída pela frota inglesa comandada pessoalmente pelo rei Eduardo III.
- 1374 — Um súbito surto de Dança de São João faz com que as pessoas nas ruas de Aachen, na Alemanha, experimentem alucinações e comecem a pular e contrair-se incontrolavelmente até desmaiarem de cansaço.
- 1497 — Giovanni Caboto desembarca na América do Norte, na ilha da Terra Nova liderando a primeira exploração europeia da região desde os vikings.
- 1509 — Henrique VIII e Catarina de Aragão são coroados rei e rainha da Inglaterra.
- 1535 — O estado anabatista de Münster é conquistado e desfeito.
- 1540 — O rei inglês Henrique VIII ordena que sua quarta esposa, Ana de Cleves, deixe a corte.[4]
- 1571 — Miguel López de Legazpi funda Manila, capital das Filipinas.
- 1593 — A cidade holandesa de Geertruidenberg, mantida pelos espanhóis, capitula diante de um cerco do exército holandês e inglês liderado por Maurício de Nassau.[5]
- 1622 — Batalha de Macau: os holandeses tentam, mas não conseguem capturar Macau.
- 1663 — A guarnição espanhola de Évora capitula, na sequência da vitória portuguesa na Batalha do Ameixial.
- 1779 — Guerra de Independência dos Estados Unidos: começa o Grande Cerco de Gibraltar.
- 1793 — A primeira constituição republicana na França é adotada.
- 1812 — Guerras Napoleônicas: tem início a Campanha da Rússia; as tropas de Napoleão Bonaparte atravessam o rio Neman.
- 1821 — Início da Batalha de Carabobo. É a batalha decisiva na guerra de independência da Venezuela da Espanha.
- 1859 — Batalha de Solferino (Batalha dos Três Soberanos): a Sardenha e a França derrotam a Áustria em Solferino, norte da Itália.
- 1866 — Batalha de Custoza: um exército austríaco derrota o exército italiano durante a Guerra Austro-Prussiana.
- 1894 — Marie François Sadi Carnot, presidente da França, é assassinado por Sante Geronimo Caserio.
- 1895 — A revolução federalista foi derrotada na batalha de Campo Osório quando o almirante Saldanha da Gama, possuidor de um contingente de 400 homens, quase todos da Marinha, lutou até a morte contra os comandados pelo general Hipólito Ribeiro.
- 1913 — Grécia e Sérvia anulam sua aliança com a Bulgária.
- 1916 — Mary Pickford se torna a primeira estrela de cinema feminina a assinar um contrato de um milhão de dólares.
- 1939 — Sião é renomeado Tailândia por Plaek Pibulsonggram, o terceiro primeiro-ministro do país.
- 1940 — Segunda Guerra Mundial: Operação Collar, o primeiro ataque do Comando Britânico à França ocupada, mas não conseguiram reunir nenhuma informação de inteligência ou danificar equipamentos alemães.[6]
- 1947 — Kenneth Arnold faz o primeiro avistamento de OVNIs amplamente divulgado perto do Monte Rainier, em Washington.
- 1948 — Guerra Fria: início do Bloqueio de Berlim: a União Soviética torna impossível viajar por terra entre a Alemanha Ocidental e Berlim Ocidental.
- 1960 — Tentativa de assassinato do presidente venezuelano Rómulo Betancourt.
- 1963 — O Reino Unido concede autogoverno interno a Zanzibar.
- 1975 — O voo 66 da Eastern Air Lines encontra forte cisalhamento do vento e cai na aproximação final do Aeroporto JFK de Nova York, matando 113 dos 124 passageiros a bordo, tornando-se o acidente de avião mais mortal dos EUA na época. Este acidente levou a décadas de pesquisa sobre fenômenos de downburst e microburst e seus efeitos em aeronaves.[7]
- 1981 — Aberta para o tráfego a Ponte Humber, ligando Yorkshire e Lincolnshire. Seria a ponte mais longa do mundo por 17 anos.
- 1982 — “O Incidente de Jacarta”: o voo British Airways 9 entra numa nuvem de cinzas vulcânicas lançada pela erupção do Monte Galunggung, resultando na parada de todos os quatro motores.
- 1995 — “Final da Copa do Mundo de Rúgbi“: África do Sul derrota a Nova Zelândia, Nelson Mandela entrega a François Pienaar o troféu Webb-Ellis em um icônico momento pós-apartheid.
- 2004 — Em Nova York, a pena capital é declarada inconstitucional.
- 2002 — Colisão de trens em Igandu na Tanzânia mata 281 pessoas, o pior acidente de trem na história da África.
- 2010 — John Isner dos Estados Unidos derrota Nicolas Mahut da França em Wimbledon, na partida mais longa da história do tênis profissional.
- 2012 — Morte de George Solitário, o último espécime conhecido de Chelonoidis nigra abingdonii, em Galápagos.
- 2013 — O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi é considerado culpado de abusar de seu poder e ter relações sexuais com uma prostituta menor de idade, e é condenado a sete anos de prisão.
- 2021 — O condomínio Champlain Towers South, em Surfside, Flórida, sofre um súbito colapso parcial, matando 98 pessoas em seu interior.
- 2023 — Na Rússia, grupo de mercenários Wagner, liderado por Yevgeny Prigozhin se rebela contra governo.
Fonte: Wikipedia