2 de julho na história
2 de julho é o 183.º dia do ano no calendário gregoriano (184.º em anos bissextos). Faltam 182 dias para acabar o ano.
Por haver 182 dias antes e 182 depois, este é o dia do meio do ano (182+1+182=365). Numérica e astrologicamente, é uma oposição da passagem do sol entre os dias 31 da noite de ano novo e o 1.º dia de ano novo.
Foto: 1494: Folha de rosto do Tratado de Tordesilhas
O Tratado de Tordesilhas foi um acordo internacional assinado na povoação castelhana de Tordesilhas em 7 de junho de 1494, celebrado entre o Reino de Portugal e a Coroa de Castela para dividir as terras “descobertas e por descobrir” por ambas as Coroas fora da Europa. Este tratado surgiu na sequência da contestação portuguesa às pretensões da Coroa de Castela, resultantes da viagem de Cristóvão Colombo, que um ano e meio antes chegara ao chamado Novo Mundo, reclamando-o oficialmente para Isabel, a Católica (1474-1504).
Eventos históricos
- 437 — O imperador Valentiniano III inicia seu reinado sobre o Império Romano do Ocidente. Sua mãe Gala Placídia encerra sua regência, mas continua exercendo influência política na corte de Roma.
- 936 — O rei Henrique I da Germânia morre em seu palácio real em Memleben. É sucedido por seu filho Otão I, que se torna o governante da Frância Oriental.
- 963 — O exército romano-oriental (bizantino) proclama Nicéforo II Focas Imperador dos Romanos nas planícies de Caiseri.
- 1298 — A Batalha de Göllheim é travada entre Alberto I da Germânia e Adolfo I de Nassau.
- 1494 — O Tratado de Tordesilhas é ratificado pela Espanha.
- 1505 — Aparição da Virgem Maria a um pastor espanhol, evento que deu origem à veneração mariana da Virgem do Caminho.
- 1555 — O almirante otomano Dragute Arrais saqueia a cidade italiana de Paola.
- 1582 — Batalha de Yamazaki: Toyotomi Hideyoshi derrota Akechi Mitsuhide.
- 1644 — Guerra Civil Inglesa: Batalha de Marston Moor.
- 1698 — Thomas Savery patenteia o primeiro motor a vapor.
- 1776 — Revolução Americana: o Congresso Continental adota uma resolução cortando os laços com o Reino da Grã-Bretanha, embora a redação da Declaração de Independência formal só seja publicada em 4 de julho.
- 1823 — Dia da Independência da Bahia: derrota dos partidários da coroa portuguesa na província da Bahia.
- 1824 — Confederação do Equador foi um movimento revolucionário de caráter republicano e separatista que eclodiu no em Pernambuco, se alastrando para outras províncias do Nordeste do Brasil.
- 1839 — Vinte quilômetros da costa de Cuba, 53 rebeldes escravos africanos liderados por Sengbe Pieh assumem o navio de escravos La Amistad.
- 1856 — Criação no Brasil do primeiro Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, vindo a se transformar futuramente no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.
- 1871 — Vítor Emanuel II da Itália entra em Roma após tê-la conquistado dos Estados Pontifícios.
- 1881 — Charles J. Guiteau atira e fere mortalmente o presidente dos Estados Unidos, James A. Garfield (que morrerá devido a complicações de seus ferimentos em 19 de setembro).
- 1890 — O Congresso dos Estados Unidos aprova a Sherman Antitrust Act.
- 1897 — Guglielmo Marconi patenteia o rádio.
- 1900 — O conde Ferdinand von Zeppelin fez a primeira demonstração de um dirigível no Lago Constança, na Alemanha.
- 1921 — Primeira Guerra Mundial: o presidente dos Estados Unidos Warren G. Harding assina a Resolução Knox-Porter encerrando formalmente a guerra entre os Estados Unidos e a Alemanha.[1]
- 1925 — Toma posse em Portugal o 43.º governo republicano, chefiado pelo presidente do Ministério António Maria da Silva.
- 1934 — A Noite das Facas Longas termina com a morte de Ernst Röhm.
- 1937 — Desaparecem no Oceano Pacífico, a americana pioneira da aviação Amelia Earhart e o navegador Fred Noonan, durante tentativa do primeiro voo equatorial ao redor do mundo.
- 1940
- O líder da independência indiana, Subhas Chandra Bose, é preso e detido em Calcutá.
- Instituída no Brasil a lei que regulamenta o salário-mínimo.
- 1964 — Movimento dos direitos civis: o presidente dos Estados Unidos Lyndon B. Johnson assina a Lei dos Direitos Civis de 1964 destinada a proibir a segregação em locais públicos.
- 1966 — A França realiza seu primeiro experimento atômico no atol de Mururoa.
- 1976 — Queda da República do Vietnã; o Vietnã do Norte comunista declara sua união para formar a República Socialista do Vietnã.
- 1997 — O Banco da Tailândia flutua o bate, provocando a crise financeira asiática.
- 2000 — Vicente Fox Quesada é eleito o primeiro presidente do México por um partido de oposição, o Partido Acción Nacional, após mais de 70 anos de governo contínuo do Partido Revolucionario Institucional.
- 2002 — Steve Fossett se torna a primeira pessoa a voar sozinho ao redor do mundo sem parada em um balão.
- 2008 — Conflito armado na Colômbia: Íngrid Betancourt, membra da Câmara de Representantes da Colômbia, é libertada do cativeiro depois de seis anos e meio de prisão pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).
- 2013
- Um sismo de magnitude 6,1 atinge Achém, na Indonésia, matando pelo menos 42 pessoas e ferindo outras 420.
- 2016 — O atentado suicida de Karrada, em Bagdá, mata pelo menos 341 pessoas.
- 2019 — Um eclipse solar total ocorre em partes do Pacífico Sul e da América do Sul.
- 2020
- Eleitores russos votam a favor das mudanças na constituição do país, uma das quais permite que o presidente Vladimir Putin permaneça no cargo até 2036.
- Deslizamento de terra em uma mina de jade em Hpakant, Myanmar, mata mais de 170 pessoas e deixa pelo menos outras cem desaparecidas.[2]
Fonte Wikipedia