26 de julho na história
- Foto: 1887 — Publicação do Unua Libro, fundador do movimento Esperanto.
O “Unua Libro” (literalmente “Primeiro Livro“) é o livro básico do esperanto. Convecionou-se chamar “Primeiro Livro” exatamente por ser a primeira publicação que continha o projeto de língua inicialmente identificada por Lingvo Internacia (Língua Internacional), que se firmaria depois como Esperanto.
26 de julho é o 207.º dia do ano no calendário gregoriano (208.º em anos bissextos). Faltam 158 dias para acabar o ano.
Eventos históricos
- 657 — Primeira Guerra Civil Islâmica: na Batalha de Siffin, as tropas lideradas por Ali ibn Abu Talib se chocam com as lideradas por Moáuia I.
- 811 — Batalha de Plisca: o imperador bizantino Nicéforo I é morto e seu herdeiro Estaurácio é seriamente ferido.
- 920 — Derrota de uma aliança de tropas cristãs de Navarra e Leão contra os muçulmanos na Batalha de Valdejunquera.
- 1309 — Henrique VII é reconhecido Rei dos Romanos pelo Papa Clemente V.
- 1469 — Guerra das Rosas: ocorre a Batalha de Edgecote Moor, colocando as forças de Ricardo Neville contra as de Eduardo IV da Inglaterra.
- 1529 — Francisco Pizarro González, conquistador espanhol, é nomeado governador do Peru.
- 1581 — Plakkaat van Verlatinghe (Ato de Abjuração): os Países Baixos do norte declaram sua independência do rei espanhol Filipe II.
- 1579 — Francis Drake, o explorador inglês, descobre uma grande baía na costa da Califórnia, São Francisco.[1]
- 1582 — Trava-se a Batalha Naval de Vila Franca, nos Açores, entre as forças leais a D. António, Prior do Crato, e as forças leais a Filipe II de Castela.
- 1758 — Guerra Franco-Indígena: o cerco de Louisbourg termina com as forças britânicas derrotando os franceses e assumindo o controle do Golfo de São Lourenço.[2]
- 1814 — Começa a Guerra Sueco-Norueguesa.
- 1822 — José de San Martín chega a Guayaquil, no Equador, para se encontrar com Simón Bolívar.
- 1847 — A Libéria declara sua independência.
- 1861 — Guerra de Secessão: George B. McClellan assume o comando do Exército do Potomac após uma derrota desastrosa na União na Primeira Batalha de Bull Run.
- 1882
- Fundação da República de Stellalândia na África Austral.
- Estreia da ópera Parsifal de Richard Wagner em Bayreuth.
- 1887 — Publicação do Unua Libro, fundador do movimento Esperanto.
- 1890 — Em Buenos Aires, Argentina, ocorre a Revolução do Parque, forçando a renúncia do presidente Miguel Juárez Celman.
- 1891 — França anexa o Taiti.
- 1897 — Guerra Anglo-Afegã: um exército de mais de 10 000 homens para iniciar um cerco à guarnição britânica na Província da Fronteira Noroeste da Índia.
- 1899 — Ulises Heureaux, 27º presidente da República Dominicana, é assassinado.
- 1908
- O Procurador-Geral dos Estados Unidos, Charles Joseph Bonaparte, emite uma ordem para contratar imediatamente pessoas para o Gabinete do Examinador Chefe (mais tarde renomeado como Departamento Federal de Investigação).
- A primeira corrida de automóveis do Brasil e da América do Sul é realizada em São Paulo entre São Paulo e Itapecerica, num percurso de 80 quilômetros.[3]
- 1918 — O artigo de Emmy Noether, que ficou conhecido como o teorema de Noether, foi apresentado em Göttingen, na Alemanha, do qual as leis de conservação são deduzidas para simetrias de momento angular, momento linear e energia.
- 1931 — O então Presidente da Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, Joseph Rutherford, anuncia que a partir daquele momento os Estudantes da Bíblia, seriam chamados de Testemunhas de Jeová
- 1936 — Guerra Civil Espanhola: Alemanha e Itália decidem intervir na guerra em apoio a Francisco Franco e à facção nacionalista.
- 1937 — Guerra Civil Espanhola: fim da Batalha de Brunete com a vitória nacionalista.
- 1941 — Segunda Guerra Mundial: em resposta à ocupação japonesa da Indochina Francesa, os Estados Unidos, a Grã-Bretanha e os Países Baixos congelam todos os ativos japoneses e cortam as remessas de petróleo.
- 1942 — O bombardeio do navio mercante brasileiro Tamandaré por um submarino alemão faz o Brasil entrar na Segunda Guerra Mundial.
- 1944 — Segunda Guerra Mundial: o Exército Vermelho entra em Lviv, uma grande cidade no oeste da Ucrânia, capturando-a dos nazistas. Apenas 300 judeus sobrevivem de 160 000 que viviam em Lviv antes da ocupação.
- 1945
- Segunda Guerra Mundial: a Declaração de Potsdam é assinada em Potsdam, Alemanha.
- Segunda Guerra Mundial: o USS Indianapolis chega a Tinian com componentes e urânio enriquecido para a bomba nuclear Little Boy.
- 1947 — Guerra Fria: o presidente dos Estados Unidos, Harry S. Truman, assina a Lei de Segurança Nacional de 1947 na lei dos Estados Unidos, criando a Agência Central de Inteligência, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, a Força Aérea dos Estados Unidos, o Estado-Maior Conjunto e o Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos.
- 1952 — O rei Faruque do Egito abdica em favor de seu filho Fuade.
- 1953 — Guerra Fria: Fidel Castro lidera um ataque fracassado ao quartel Moncada, iniciando a Revolução Cubana. O movimento tomou o nome da data: Movimento 26 de Julho.
- 1956 — Após a recusa do Banco Mundial em financiar a construção da represa de Assuã, o líder egípcio Gamal Abdel Nasser nacionaliza o Canal de Suez, provocando a condenação internacional.
- 1957 — Carlos Castillo Armas, ditador da Guatemala, é assassinado.
- 1958 — Programa Explorer: o Explorer 4 é lançado.
- 1963
- Syncom 2, o primeiro satélite geoestacionário do mundo, é lançado do Cabo Canaveral em um propulsor Delta B.
- Um sismo em Escópia, na Iugoslávia (atual Macedônia do Norte), deixa 1 100 mortos.
- A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico vota em admitir o Japão.
- 1971 — Programa Apollo: lançamento da Apollo 15 para o primeiro uso de um Veículo Móvel Lunar.
- 1974 — O primeiro-ministro da Grécia Konstantínos Karamanlís forma o primeiro governo civil do país após sete anos de regime militar.
- 1977 — A Assembleia Nacional de Quebec impõe o uso do francês como língua oficial do governo provincial.
- 1989 — Um grande júri federal indiciou Robert Tappan Morris, estudante da Universidade Cornell, por liberar o Morris worm, tornando-se a primeira pessoa a ser processada pela Lei de Fraude e Abuso de Informática de 1986.
- 1993 — O voo 733 da Asiana Airlines cai em um cume no Monte Ungeo em sua terceira tentativa de pousar no Aeroporto de Mokpo, Coreia do Sul. Sessenta e oito das 116 pessoas a bordo morreram.[4]
- 1999 — A Guerra de Cargil chega oficialmente ao fim. O Exército indiano anuncia o despejo completo dos invasores paquistaneses.
- 2005 — Programa Ônibus Espacial: Missão STS-114: lançamento do Discovery, a primeira missão de voo da NASA após o acidente do Columbia em 2003.
- 2006 — O primeiro caso de suicídio transmitido via Internet no Brasil: morre o jovem cantor porto-alegrense Yonlu, de 16 anos se suicida no banheiro de sua casa, deixando um legado de 60 músicas e diversos fãs espalhados pela Internet.
- 2011 — Um Lockheed C-130 Hercules da Força Aérea Real Marroquina cai perto do Aeroporto de Guelmim em Guelmim, Marrocos. Todas as 80 pessoas a bordo são mortas.[5]
- 2016
- O Massacre de Sagamihara ocorre na prefeitura de Kanagawa, no Japão. 19 pessoas são mortas.
- Solar Impulse 2 torna-se a primeira aeronave movida a energia solar a circum-navegar a Terra.
- 2020 — Uma Série de ataques a terras agrícolas disputadas em Darfur, Sudão, deixa mais de oitenta pessoas mortas e várias aldeias destruídas.[6]
- 2023 — Mohamed Bazoum é deposto do cargo de presidente após um golpe de estado no Níger, o comandante da guarda presidencial o general Abdourahamane Tchiani proclamou-se líder de uma junta militar.
Fonte: Wikipedia