Internacional

Primeira-Ministra de Bangladesh renuncia e foge do país após protestos com 300 mortos.

Compartilhe

A primeira-ministra, que esteve no poder por 15 anos e é considerada uma das mulheres mais influentes da Ásia, renunciou nesta segunda-feira (5), conforme anunciado pelo comando das Forças Armadas. A renúncia ocorreu em meio a uma série de protestos contra o governo que resultaram na morte de 300 pessoas. Após sua renúncia, ela deixou o país. As Forças Armadas também anunciaram a formação de um governo interino liderado por militares.

Segundo o canal local CNN News 18, Sheikh Hasina fugiu para Agartala, no nordeste da Índia, e já chegou ao destino. Há informações de que o governo indiano oferecerá proteção à ex-premiê.

Na mesma segunda-feira, milhares de manifestantes invadiram a residência oficial de Hasina em Daca, a capital. Pela manhã, a internet foi bloqueada em todo o país, após um fim de semana marcado por protestos massivos e violentos.

Mais tarde, o aeroporto internacional de Daca foi fechado e, de acordo com as Forças Armadas, permanecerá sem atividades até o fim da tarde no horário local. Bangladesh, um dos países mais populosos do mundo, tem sido cenário de protestos estudantis nas últimas semanas. Os manifestantes estão protestando contra o sistema de cotas do governo, que reserva um terço dos empregos públicos para parentes de veteranos da guerra de independência contra o Paquistão em 1971, quando Bangladesh se tornou um país independente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *