26 de agosto da história
26 de agosto é o 238.º dia do ano no calendário gregoriano (239.º em anos bissextos). Faltam 127 dias para acabar o ano.
1978 — Conclave papal: Albino Luciani é eleito Papa João Paulo I.
Eventos históricos
- 683 — O exército de Iázide I mata 11 000 pessoas de Medina, incluindo notáveis Sahabas na Batalha de Harrá.
- 1071 — Os turcos seljúcidas derrotam o exército bizantino na Batalha de Manziquerta, e logo ganham o controle da maior parte da Anatólia.
- 1278 — Ladislaus IV da Hungria e Rodolfo I da Alemanha derrotam Ottokar II da Boêmia na Batalha de Marchfeld perto de Dürnkrut na (então) Morávia.
- 1303 — Chittorgarh cai para o Sultanato de Delhi.
- 1346 — Guerra dos Cem Anos: a supremacia militar do arco longo inglês sobre a combinação de besta e cavaleiros com armaduras é estabelecida na Batalha de Crécy.
- 1444 — Batalha de St. Jakob an der Birs: uma força amplamente menor de confederados suíços é derrotada pelo Delfim Luís (futuro Luís XI da França) e seu exército de ‘Armagnacs‘ perto de Basileia.
- 1542 — Francisco de Orellana navegou o rio Amazonas, alcançando o oceano Atlântico.
- 1642 — Guerra Luso-Holandesa: Segunda Batalha de San Salvador: os holandeses forçam a guarnição espanhola em San Salvador (atual Keelung, Taiwan) a se render, encerrando a efêmera colônia espanhola em Formosa e substituindo-a por uma nova administração holandesa.[1]
- 1648 — A Fronda: Após a bem-sucedida Batalha de Lens, o cardeal Mazarin, ministro-chefe da França, repentinamente ordena a prisão dos líderes do Parlamento de Paris, provocando o resto de Paris a uma insurreição e uma barricada pelas ruas no dia seguinte.[2]
- 1652 — Os holandeses vencem os ingleses na Batalha de Plymouth na Primeira Guerra Anglo-Holandesa.
- 1767 — Jesuítas em todo o Chile são presos quando o Império Espanhol suprime a Companhia de Jesus.[3]
- 1768 — O capitão James Cook parte da Inglaterra a bordo do HMS Endeavour.
- 1789 — A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão é aprovada pela Assembleia Nacional Constituinte da França.
- 1791 — John Fitch recebe uma patente dos Estados Unidos para o barco a vapor.
- 1810 — O ex-vice-rei Santiago de Liniers do Vice-Reino do Rio da Prata é executado após a derrota de sua contrarrevolução.
- 1813 — Guerra da Sexta Coalizão: uma batalha improvisada ocorre quando forças francesas e prussiano-russas acidentalmente se encontram perto de Liegnitz, Prússia (atual Legnica, Polônia).
- 1814 — Guerra da Independência do Chile: lutas internas entre as forças rebeldes de Luis Carrera e Bernardo O’Higgins irrompem na Batalha de Las Tres Acequias.
- 1833 — O grande terremoto de Kathmandu-Bihar em 1833, magnitude de momento estimada de 7,6–7,9Mw, causa grandes danos no Nepal, norte da Índia e Tibete, um total de 500 pessoas morrem.[4]
- 1849 – O Presidente Faustin Soulouque da Primeira República do Haiti faz com que o Senado e a Câmara dos Deputados o proclamem Imperador do Haiti, abolindo a República e inaugurando o Segundo Império do Haiti.
- 1863 — O jornal liberal de língua sueca Helsingfors Dagblad propôs a atual bandeira cruzada azul e branca como a bandeira da Finlândia.[5]
- 1883 — A erupção do Krakatoa atinge seu estágio de maior grau de intensidade.
- 1899 — Criação do município brasileiro de Campo Grande, capital do estado do Mato Grosso do Sul.
- 1914
- Início da Batalha de Tannenberg na Prússia Oriental – terminou a 30 de agosto; Batalha de Le Cateau, França – terminou no dia seguinte com a vitória das forças alemãs e a retirada das forças aliadas; Rendição dos alemães na Togolândia.
- Primeira Guerra Mundial: durante a retirada de Mons, o II Corpo de exército britânico comandado pelo general Sir Horace Smith-Dorrien trava uma ação defensiva vigorosa e bem-sucedida em Le Cateau.
- 1920 — A 19ª emenda à Constituição dos Estados Unidos entra em vigor, dando às mulheres o direito de voto.[6]
- 1922 — Início da Batalha de Dumlupınar, última grande batalha da Guerra Greco-Turca de 1919-1922, parte da Guerra de Independência da Turquia.
- 1936 — Guerra Civil Espanhola: Santander cai nas mãos dos nacionalistas e o conselho interprovincial republicano é dissolvido.[7]
- 1940 — Segunda Guerra Mundial: o Chade se torna a primeira colônia francesa a se juntar aos Aliados sob a administração de Félix Éboué, o primeiro governador colonial negro da França.
- 1942 — O Holocausto na Ucrânia: em Chortkiv, a polícia ucraniana e a Schutzpolizei alemã deportam dois mil judeus para o campo de extermínio de Bełżec. Quinhentos doentes e crianças são assassinados no local. Isso continuou até o dia seguinte.
- 1944 — Segunda Guerra Mundial: Charles de Gaulle entra em Paris.
- 1966 — A Guerra da Fronteira Sul-Africana começa com a batalha em Omugulugwombashe, no norte da Namíbia.[8]
- 1977 — A Carta da Língua Francesa é adotada pela Assembleia Nacional do Quebec.
- 1978 — Conclave papal: Albino Luciani é eleito Papa João Paulo I.
- 1998 — O primeiro voo do veículo de lançamento descartável Delta III da Força Aérea termina em desastre 75 segundos após o lançamento, resultando na perda do satélite Galaxy X.
- 1999 — A Rússia inicia a Segunda Guerra na Chechênia em resposta à Invasão do Daguestão pela Brigada Internacional de Manutenção da Paz Islâmica.
- 2011 — O Boeing 787 Dreamliner, o novo avião compósito da Boeing, recebe certificação da AESA e da FAA.
- 2015 — Dois jornalistas norte-americanos são baleados e mortos por um ex-colega de trabalho descontente durante a realização de uma reportagem ao vivo em Moneta, na Virgínia.
- 2021 — Durante a evacuação do Afeganistão de 2021, um atentado suicida no Aeroporto Internacional Hamid Karzai mata 13 militares dos EUA e pelo menos 169 civis afegãos.
Fonte: Wikipedia