Prepare o bolso! Onda de calor faz brasileiros baterem recorde no consumo de energia
Da redação
Ar-condicionado, ventiladores e geladeiras farão a conta de luz vir um pouco mais salgada no próximo mês.
Ar-condicionado e ventilador podem até ajudar a enfrentar o calor de Mato Grosso; entretanto, na hora da chegada da fatura, é comum levar um susto com o valor gasto.
O uso desses eletrodomésticos, entre outros, foi uma das causas do recorde de consumo de energia no país, registrado nesta segunda-feira (13) pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).
A demanda do SIN (Sistema Interligado Nacional) atingiu 100.955 MW (megawatts) durante a tarde de segunda-feira, ultrapassando o recorde anterior de 97.659 megawatts, registrado em 26 de setembro deste ano.
Com a onda de calor, os brasileiros tentam fugir do calor como podem e, na maioria dos casos, acabam ficando reféns de eletrodomésticos como ventilador e ar-condicionado.
Diante do alto consumo, os fornecedores do setor elétrico acabam funcionando sob pressão e até mesmo deixando de gerar energia, afetando determinadas cidades.
Vale lembrar que o sistema nacional é interligado e, com isso, um problema gerado em uma certa parte do Brasil pode impactar outros locais.
Então, fique de olho no consumo desses eletrodomésticos para não levar um susto na hora em que a fatura chegar.