VARIEDADE

Professor da Unemat Tangará lança álbum com canções autorais

Compartilhe

O músico e professor de literatura do campus de Tangará da Serra da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Everton Almeida, lança nesta sexta-feira, 18, em seu canal no YouTube e também no Spotify, o álbum ‘Sol de agosto’. O trabalho conta com 5 canções autorais e 4 poemas, estes de autoria da também professora e poeta Marta Cocco.

Aprovado no edital MT ‘Nascentes’ da Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), ‘Sol de agosto’ reuniu um time de grandes músicos. Além de Everton (voz e violão), as gravações também tiveram Jorge Félix (teclas), Wesley Alves (guitarra), Maycon César (viola caipira), Júnior Ferreira (acordeão), Izaque Menezes (contrabaixo), Jefferson Corrêa (bateria), Thiago Gasparino (violoncelo) e as vozes de Alberto Salgado e Ricardo Novaes.

A faixa título foi assinada por Everton em parceria com o músico mineiro Ricardo Novaes, e faz homenagem aos pais do professor, que são nordestinos. A musicalidade da canção remete a Milton Nascimento, Djavan, Gilberto Gil e outros nomes importantes da Música Popular Brasileira.

 “Foi o primeiro poema que fiz em referência à cultura de meu pai e minha mãe, a nordestina. É dela, na figura deles, que vem minha primeira experiência rítmica, melódica, semântica e afetiva. Por isso, faço poesia e música por eles e para eles, que sempre me mostraram que é possível resistir às secas da terra e a dos humanos”, destacou Everton.

As demais faixas são ‘Queima Pé’, ‘Xote infinito’, ‘Na ladeira’ e ‘Promessa de Primavera’. Everton atua desde 2014 na Unemat Tangará da Serra, lecionando no curso de letras. Venceu o prêmio Mato Grosso de Literatura em 2016 com o livro ‘Norte’. De lá para cá, tem atuado na área cultural de Tangará da Serra, com destaque para os projetos ‘Poesia, Corpo & Cordas’ e ‘Samba Tangará’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *