VARIEDADE

Tangará: Prefeitura garante que irá zerar fila de espera de exames de mamografia

Compartilhe

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai zerar a fila de espera por exames de mamografia. O anúncio foi feito pelo prefeito, Vander Masson, juntamente com a primeira-dama, Silvana Ló Masson, e a secretária de Saúde, Gicelly Zanatta. A partir de segunda-feira, dia 28/06, o mamógrafo estará em funcionando no Posto de Saúde Central.

A fila de espera hoje, de acordo com a secretária de Saúde, é de 389 solicitações de exames de mamografia desde o ano passado, quando começou a reforma do Posto de Saúde Central. “O Posto Central continua em reforma, mas nós envidamos esforços para concluir o mais rápido possível a sala de mamografia, deixando ela apta para a realização dos exames”, explicou Gicelly Zanatta.

O prefeito Vander Masson lembra da importância de a mulher cuidar da sua saúde. “Pedi para a secretária de Saúde priorizar essa situação, pois sabemos da importância do exame para detecção de possível câncer de mama, quanto mais cedo houver o diagnóstico, maior a possibilidade de cura”, acrescentou.

Gicelly explica que os exames serão feitos às segundas, terças, quartas e quintas-feiras de cada semana, sendo 48 por semana. “Queremos fazer uma média de 200 exames por mês e em no máximo dois meses zerar essa fila de espera”, destacou a secretária de Saúde, Gicelly Zanatta.

Gicelly explica que a mamografia é preconizada pelo Ministério da Saúde, para mulheres com idade entre 50 e 69 anos, faixa etária com maior incidência de câncer de mama. “É muito importante colocar esse mamógrafo em funcionamento. A gente sabe o quanto é difícil mesmo no setor privado, uma mulher, para fazer o exame de mamografia, demora muito, e isso vai facilitar muito”, relatou.

Mutirão

A Secretaria Municipal de Saúde estuda a possibilidade de realizar um mutirão de exames, mas precisam ser observadas questões ligadas ao COVID-19, evitando aglomerações, respeitando distanciamento social e adotando medidas sanitárias e de biossegurança. “Há risco de contaminação colocar várias pessoas no mesmo local, mas estamos estudando essa possibilidade de um mutirão para antecipar e liquidar essa fila de espera”, disse a secretária.

Câncer de Mama

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre mulheres no Brasil e no mundo. Realizar o exame de mamografia periodicamente pode ser essencial para evitar qualquer complicação que possa acontecer futuramente ou diagnosticar precocemente o câncer de mama. Estima-se que pelo menos 20% da taxa de mortalidade por câncer de mama foi reduzida graças ao exame de mamografia.

Mamografia

A mamografia é um exame de imagens das mamas, que são obtidas por meio de radiografia. Ele serve para identificar lesões, nódulos, assimetrias e diagnosticar precocemente o câncer de mamas.

Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *