POLÍTICA

Recontagem de votos que deu vaga de Federal a Vander confirma viabilidade eleitoral de Karen Rocha

Compartilhe

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), em sessão especial, efetuou a recontagem de votos das eleições para Deputado Federal de 2018, conforme determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em função da cassação do mandato de Neri Geller.

A recontagem dos votos confirmou, com a cassação de Gueller, que o mandato de Deputado Federal pertence ao atual Prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson, hoje filiado ao União Brasil, mas que em 2018 disputou aquele pleito pelo PSDB.

Vander havia ficado na suplência com 27.044 votos. Com a recontagem dos votos, ele passa a ser considerado eleito para aquele pleito, porém, em 2020, dois anos após aquela disputa, Masson foi eleito prefeito de Tangará da Serra e abdicou do mandato de deputado federal para permanecer como prefeito até 2024.

Eleição de Vander com 27 mil votos confirma viabilidade eleitoral de Karen Rocha

Karen Rocha

Candidata a Deputada Federal em uma chapa proporcionalmente igualitária considerando o potencial eleitoral dos demais candidatos, Karen Rocha tem a seu favor um diferencial: o Mandato Compartilhado, que garante viabilidade em 15 cidades do Médio Norte.

“A conta é muito simples e favorece a Karen. Em 2018 Vander se elegeu com 27 mil votos. Estava em uma chapa muito semelhante à da Karen, com proporcionalidade entre todos os candidatos. Agora Karen tem a seu favor o Mandato Compartilhado, que abre portas, garantindo apoio efetivo em 15 cidades do Médio Norte”, salienta o analista político, Silvio Delmondes.

Mandato Compartilhado: Karen tem apoio em 15 cidades do Médio Norte

Com o projeto Mandato Compartilhado, liderado por Karen Rocha, todas as cidades do Médio Norte serão contempladas com os chamados ‘Co-Deputados’, que são os entes políticos representantes de cada Município da Região, que aderiram ao projeto da pré-candidatura de Karen.

Cada Co-Deputado terá voz ativa dentro da composição do mandato compartilhado que será praticado por Karen Rocha a partir de sua posse como Deputada Federal, eleita pelo Estado de Mato Grosso como representante do Médio Norte.

Tangará da Serra, Nova Olímpia, Campo Novo do Parecis, Sapezal, Arenápolis, Barra do Bugres, Porto Estrela, Denise, Diamantino, Nova Marilândia, Nortelândia, Santo Afonso, Brasnorte, Alto Paraguai e Campos de Júlio.

Somadas, essas cidades representam um cenário de 145 mil votos, mais do que o suficiente, por exemplo, para garantir a eleição de dois Deputados Federais e quatro Deputados Estaduais.

“Karen Rocha é a bola da vez. É novidade e demonstra muita capacidade e conhecimento técnico. Reúne todas as condições para atuar no parlamento e ainda desenvolveu o Mandato Compartilhado que coloca a campanha dela nessas 15 cidades. Sem dúvida, é a candidatura mais viável para garantir a vaga na Câmara Federal”, avalia Delmondes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *