Micro e pequenas empresas têm até hoje para aderir ao Simples
Termina nesta terça-feira (31) o prazo para micro e pequenas empresas, com faturamento de até R$ 4,8 milhões por ano, se inscreverem no Simples Nacional, regime tributário que unifica diversos impostos e reduz a burocracia contábil. As que optarem pelo regime simplificado terão que comprovar que não há pendências com a União, estados e municípios. E se houver alguma irregularidade, é possível resolver tudo pela internet, no endereço: receita.fazenda.gov.br
Os microempreendedores individuais, que foram excluídos no ano passado devido a irregularidades também podem aderir. O último balanço da Receita, do dia 27, mostra que mais de 348 mil empresas já solicitaram a adesão ao Simples Nacional.
O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio, Samir Nehme, avalia que a adesão ao Regime traz vantagens ao empresário.
O prazo para adesão termina logo mais, às 11 e 59 da noite. De acordo com Samir Nehme, caso a empresa em atividade perca o prazo, será necessário esperar até janeiro do ano que vem.
Criado em 2006, o Simples Nacional tem como objetivo estimular a economia, facilitando o processo de arrecadação tributária para que micro e pequenos empreendedores se tornem mais competitivos no mercado.
Agência Brasil