Telegram paga multa milionária para Supremo Tribunal Federal
Por Lucas Bellinello
O Telegram pagou nessa quinta-feira (2) uma multa de R$ 1,2 milhões de reais imposta pelo Supremo Tribunal Federal. O motivo da multa teria sido o fato da plataforma se negar a remover a conta do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG).
Na semana passada, a plataforma descumpriu a determinação do magistrado de bloquear a conta do parlamentar por acreditar que a decisão é autoritária e viola o direito da liberdade de expressão.
Embora tenha pagado a multa, o Telegram afirmou que o valor imposto pelo Supremo Tribunal Federal foi “desproporcional e excessivo”.
“Considerando a possibilidade de lesão de direito de difícil reparação, verossimilhança das alegações e ante a possibilidade de reforma da decisão monocrática, o montante ora depositado deverá permanecer em conta judicial até o julgamento do Agravo Regimental”, sustentou a defesa da plataforma.
Outras contas removidas
Além do Telegram, outras contas do parlamentar Nikolas Ferreira foram suspensas, como o Instagram, o Facebook e o Twitter do deputado federal.
O Supremo Tribunal Federal também suspendeu contas de outras pessoas, como o deputado federal José Medeiros (PL-MT) e o jornalista Rodrigo Constantino.