“Cadeia está cheia de gente inocente”, diz Lula sobre prisões brasileiras
Por Lucas Bellinello
Na semana passada, durante o lançamento da reedição do Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (Pronasci II), o presidente Lula saiu em defesa da população carcerária do Brasil. De acordo com o petista, as cadeias brasileiras estariam cheias de inocentes.
“Nós queremos a cadeia cheia de gente que cometeu crime e não queremos a cadeia cheia de gente inocente como nós temos hoje no Brasil”, disse o presidente.
A fala de Lula foi encarada também como uma referência a sua própria prisão, depois da esteira de acontecimentos sucedido após o impeachment de Dilma Rousseff e as operações da Lava-Jato.
Ataque a Polícia Militar
Ainda falando sobre segurança pública, o petista fez um duro ataque aos policiais militares do Brasil. De acordo com ele, muitas vezes a Polícia só entra nas favelas e comunidades para bater e matar.
“Muitas vezes o Estado só está presente na periferia com a polícia, e não está presente para resolver, está presente muitas vezes para bater. Porque muitas vezes, dependendo do bairro, não se pergunta o que está acontecendo. Se tenta resolver da forma mais bruta possível, e isso acontece em quase toda periferia do país”, afirmou Lula.