Câmara de Rosário Oeste aprova investigação contra o prefeito Alex Berto
Por Lucas Bellinello
A Câmara Municipal de Rosário Oeste, localizada a 133 km de Cuiabá, aprovou, em sessão plenária realizada na última terça-feira (23), a abertura de uma Comissão Processante contra o prefeito Alex Berto, do partido Solidariedade. A decisão foi tomada pela maioria dos vereadores, com cinco votos a favor e quatro contrários.
De acordo com a Câmara Municipal, o objetivo da Comissão Processante será investigar a atuação do Poder Executivo, com ênfase nas dificuldades enfrentadas no transporte escolar. O pedido de abertura da investigação partiu de representantes da população do município, que também solicitaram o afastamento, por 180 dias, do prefeito Alex Berto, da vice-prefeita Mary Ivoneth Navarros Borges e de todos os secretários municipais e funcionários comissionados da atual administração.
Os vereadores George Ribeiro, Tico Nazário, Vanuza de Araújo e Ademir Figueiredo votaram a favor da abertura da investigação, enquanto Tito da Forquilha, Amilson Neponoceno, Alexandre Ribeiro e Marta Conceição foram contrários à Comissão Processante. Com um empate na votação, o presidente da Casa de Leis, Flávio Loureiro, utilizou seu voto de minerva para aprovar a abertura da investigação.
Cesar da Farmácia e Josimar Batista, ambos do PL, foram impedidos de votar. Cesar da Farmácia é marido da vice-prefeita, e Josimar Batista ocupa a vaga do vereador Zé Cabeludo, que se licenciou do cargo por quatro meses. A Comissão Processante foi formada por sorteio entre os parlamentares, com Tito da Forquilha como presidente, Amilson Neponoceno como relator e Ademir Figueiredo como membro.
Agora, a comissão terá aproximadamente 10 dias para analisar o pedido de investigação e, caso necessário, solicitar o afastamento do prefeito Alex Steves Berto.