Medeiros classifica como desastrosos os 100 primeiros dias do governo Lula
Por Lucas Bellinello
O deputado federal José Medeiros (PL-MT), vice-presidente da Frente Conservadora pela Liberdade da Câmara dos Deputados, afirmou que os 100 primeiros dias do terceiro mandato presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foram desastrosos. Para Medeiros, o governo petista não apresentou nada de concreto para o país nesse período, mas sim um ambiente de instabilidade econômica, jurídica e política.
Durante um debate no Painel CNN, o parlamentar lembrou as primeiras medidas do governo Lula que causaram impacto negativo na economia, como a chamada PEC da Gastança, que criou uma bomba fiscal de mais de R$ 145 bilhões usando como pretexto programas sociais. Além disso, Medeiros destacou que Lula rebatizou o auxílio Brasil de Bolsa Família, mas manteve o mesmo valor, que é de R$ 600 reais, pago no governo Bolsonaro.
Segundo Medeiros, o governo Lula parece um carro desgovernado, onde o motorista engatou uma ré. O parlamentar afirmou que é difícil analisar os 100 primeiros dias de um governo que nem começou e que é preciso parar de olhar no retrovisor e começar a trabalhar.
Para o deputado, o Lula 3 está fazendo um governo confuso, sem planejamento e propostas para a área social e econômica. A narrativa ideológica que divide o país e mantém a polarização política são, na avaliação do deputado, uma forma de desviar o foco e evitar cobranças de resultados.
José Medeiros afirmou ainda que o Estado brasileiro, que nos últimos anos fez reformas estruturantes, gastou menos que arrecadou, diminuiu o desemprego e retomou o crescimento da economia, está vendo tudo isso degringolar.
O parlamentar destacou ainda que o novo Marco Legal do Saneamento, proposto pelo governo Lula, prejudica os mais pobres, já que flexibiliza regras no sentido de permitir a celebração, por empresas estatais, de contratos sem o devido processo licitatório.
Medeiros afirmou que os ministros do governo Lula estão perdidos e paralisados diante da falta de um norte, citando a falta de uma base consolidada no Congresso Nacional e as divergências internas no PT. Segundo o deputado, o Lula 3 está repetindo o modelo que levou à derrocada do governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
José Medeiros é um dos principais nomes da oposição ao governo petista no Congresso Nacional e tem criticado duramente as medidas tomadas pelo governo Lula nos primeiros 100 dias de mandato.