Suprimento de oxigênio esgota e tripulantes do submarino desaparecido não podem mais ser resgatados com vida
Por Lucas Bellinello
Após intensos dias de busca pelo submarino Titan, da empresa OceanGate, os especialistas afirmam que os tripulantes não têm mais chances de serem resgatados com vida. De acordo com as estimativas, o suprimento de oxigênio teria se esgotado na manhã desta quinta-feira (22), caso a embarcação ainda estivesse intacta.
O submarino perdeu contato no domingo (18), desencadeando uma operação de resgate envolvendo equipes do Canadá, Estados Unidos e França. A Guarda Costeira dos Estados Unidos foi responsável por calcular o tempo restante de oxigênio a bordo, considerando vários fatores, incluindo o horário de partida do submarino. Inicialmente, acreditava-se que o suprimento seria suficiente para aproximadamente 96 horas, mas o contra-almirante John Mauger, em entrevista à BBC na manhã de quarta-feira (21), afirmou que as autoridades já consideravam um prazo inferior a 20 horas.
Os cinco tripulantes que estavam a bordo do submarino Titan são o diretor-executivo da OceanGate, Stockton Rush, que também atuava como piloto, o empresário paquistanês Shahzada Dawood, seu filho Suleman Dawood, o bilionário e explorador britânico Hamish Harding, e o ex-comandante da Marinha Francesa Paul-Henry Nargeolet, renomado especialista no naufrágio do Titanic.
É uma triste notícia para familiares, amigos e a comunidade internacional, que acompanharam com apreensão os esforços de resgate. As equipes de busca continuam trabalhando para localizar e recuperar a embarcação, a fim de investigar as circunstâncias desse trágico incidente.
Agora com a confirmação das mores, as buscas devem se encerrar nos próximos dias caso a embarcação não tenha sido ainda localizada.