VARIEDADE

Ônibus Lotados e Serviço Precário: A Realidade Desafiadora do Transporte Público em Cuiabá

Compartilhe

Uma pesquisa recente conduzida pela equipe do gabinete do Deputado Federal Abilio Brunini só constatou uma dura realidade para os trabalhadores de Cuiabá: o transporte público na capital mato-grossense é um desafio que afeta a qualidade de vida e o desempenho profissional de milhares de pessoas.

Durante o período de 14 a 29 de agosto de 2023, foram coletadas opiniões de 400 residentes locais, e os resultados são alarmantes. 57,9% das pessoas já tiveram suas viagens interrompidas devido a problemas mecânicos nos ônibus, demonstrando uma falta de manutenção adequada. Além disso, 88,9% dos entrevistados afirmaram que frequentemente pegam ônibus lotados, especialmente durante os horários de pico, das 6h às 8h da manhã e das 17h às 19h.

Cerca de 70% dos participantes afirmaram que os ônibus são desconfortáveis, e quase 60% disseram que os veículos estão sujos.

Para 47,5% dos entrevistados, o serviço de transporte público é classificado como péssimo, enquanto 38,3% o consideram regular e apenas 13,8% o classificam como bom. Quase 60% dos entrevistados eram mulheres, ressaltando o impacto desproporcional sobre esse grupo demográfico.

Outro dado preocupante são os problemas de acessibilidade, 57% dos entrevistados relatando ter presenciado problemas nesse aspecto.

O Deputado Federal Abilio Brunini, membro da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão de Desenvolvimento Urbano na Câmara Federal, está profundamente preocupado com essa situação. Ele enxerga o transporte público deficiente como um problema social que viola os direitos humanos dos trabalhadores e prejudica significativamente a qualidade de vida e o desempenho profissional.

“É desumano a forma como as pessoas são tratadas nos ônibus. Acordam de madrugada para ir trabalhar, pegam o ônibus lotado, chegam cansadas e ainda precisam enfrentar uma jornada pesada para ir à faculdade, chegando em casa apenas no fim do dia, sem sequer terem direito a um adequado descanso. Isso é desumano. E é ainda mais doloroso saber que as mulheres são as maiores prejudicadas neste serviço”, afirmou Abilio Brunini.

O renomado arquiteto dinamarquês Jan Gehl, em seu livro “Cidade para Pessoas”, destaca a importância de um serviço de transporte público digno para o desenvolvimento das cidades. Ele argumenta que o transporte público de qualidade não apenas melhora a mobilidade, mas também promove uma melhor qualidade de vida, estimula a economia local e cria espaços urbanos mais humanos e inclusivos.

O Deputado Abilio Brunini está comprometido em buscar soluções que garantam um transporte público eficiente e humano, especialmente considerando a integração com o novo modal BRT em Cuiabá. No entanto, preocupações são levantadas quanto à eficiência e operacionalidade do BRT, já que, como ressalta Abilio: “se não solucionar a integração e o bom funcionamento dos serviços de transporte público em Cuiabá e Várzea Grande, o BRT ficará comprometido para o seu bom desempenho.”

Diante desses dados alarmantes, é imperativo que Cuiabá tome medidas urgentes para melhorar seu sistema de transporte público. O futuro da qualidade de vida dos trabalhadores na cidade depende disso.

Com Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *