VARIEDADE

Quase 53 mil mato-grossenses podem renegociar dívida com Fies

Compartilhe

Mais de 52 mil mato-grossenses poderão quitar suas dívida com o Fies (Financiamento Estudantil) com até 99% de desconto. Esses estudantes estão em atraso com o pagamento do empréstimo, mas poderão quitar o financiamento, sem juros, com desconto no valor principal, as negociações começam nesta terça-feira. Veja:

Estudantes terão até 99% de desconto no valor do finamento estudantil. (Foto: Thiago Andrade)
Estudantes terão até 99% de desconto no valor do finamento estudantil. (Foto: Thiago Andrade)

Os estudantes podem buscar atendimento nas agência dos BB (Banco do Brasil) e da Caixa Econômica Federal. Veja tabela com os devedores por estado:

Tabela devedores Fies

Esse atendimento pode ser presencialmente, por telefone (em um 0800 específico) ou pela internet.

Segundo a lei sancionada pelo presidente Lula(PT) na semana passada, os débitos em atraso poderão ter até 100% de desconto em juros e multas e, no caso de liquidação integral do contrato, o desconto chega a 99% do valor consolidado da dívida.

Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, a preocupação do presidente é dar celeridade aos procedimentos. Destaca que mais de 1 milhão de pessoas poderão ser beneficiados com a medida e que R$ 54 bilhões poderão ser renegociados.

A lei foi sancionada na semana passada. Entretanto, os bancos e o Ministério da Educação estão elaborando um decreto para padronizar a forma de atendimento e os descontos.

Camilo Santana avalia que a lei criou condições mais favoráveis de amortização para estudantes com contratos do Fies celebrados até o fim de 2017 e com débitos vencidos e não pagos em 30 de junho de 2023. O ministro da Educação afirmou ainda que, mesmo quem está com as contas em dia com o Fies terá algumas vantagens para pagamento da dívida principal.

Veja as vantagens

  • Estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de 90 dias em 30 de junho de 2023, com desconto de até 100% sobre encargos (juros e multas pelo atraso no pagamento) e de 12% sobre o valor financiado pendente, para pagamento à vista; ou parcelamento em até 150 parcelas mensais e sucessivas do valor financiado pendente, com desconto de 100% dos encargos (juros e multas pelo atraso no pagamento), mantidas as demais condições do contrato (ou seja, ficam mantidas as condições de garantia e eventuais taxas de juros do contrato).  
  • Estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias em 30 de junho de 2023, que estejam inscritos no Cadastro Único ou que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021, com desconto de até 99% do valor consolidado da dívida, inclusive principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas.  
  • Estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias em 30 de junho de 2023, que não se enquadrem na hipótese prevista no item anterior, com desconto de até 77% do valor consolidado da dívida, inclusive principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas.  

Com Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *