23 de agosto na história
23 de agosto é o 235.º dia do ano no calendário gregoriano (236.º em anos bissextos). Faltam 130 dias para acabar o ano.
Foto: 1572: Massacre da noite de São Bartolomeu.
O Massacre da Noite de São Bartolomeu ou a Noite de São Bartolomeu foi um episódio da história da França na repressão ao protestantismo, engendrado pelos reis franceses católicos.
Esses assassinatos aconteceram em 24 de agosto de 1572, em Paris, no dia de São Bartolomeu.[1] Estima-se que entre 5 000 e 30 000 pessoas tenham sido mortas, dependendo da fonte atribuída.
Eventos históricos
- 30 a.C. — Após a bem-sucedida invasão do Egito, Otaviano executa Marco Antônio Antilo, filho mais velho de Marco Antônio, e Cesarião, o último rei da dinastia ptolomaica do Egito e filho único de Júlio César e Cleópatra.
- 20 a.C. — Ludi Volcanalici são mantidos no recinto do templo de Vulcano, e usado por Augusto para marcar o tratado com a Pártia e o retorno dos estandartes legionários que haviam sido perdidos na Batalha de Carras em 53 a.C.
- 79 – O Monte Vesúvio começa a se agitar, no dia da festa de Vulcano, o deus romano do fogo.[1]
- 476 — Odoacro, chefe das tribos germânicas (hérulos – esciros federados), é proclamado rex Italiae (“Rei da Itália“) por suas tropas.
- 634 — Abacar morre em Medina e é sucedido por Omar, que se torna o segundo califa do Califado Ortodoxo.
- 1268 — Batalha de Tagliacozzo: o exército de Carlos I, Conde de Anjou derrota os partidários gibelinos de Conradino da Germânia marcando a queda da dinastia de Hohenstaufen dos tronos imperial e siciliano, e levando ao novo capítulo da dominação Angevina no sul da Itália.
- 1305 — William Wallace é executado por alta traição em Smithfield, Londres.
- 1328 — Batalha de Cassel: tropas francesas impedem uma revolta de fazendeiros flamengos.
- 1382 — Cerco de Moscou: a Horda Dourada liderada por Tokhtamysh sitia a capital do Grão-Ducado de Moscou.
- 1521 — Cristiano II da Dinamarca é deposto como rei da Suécia e Gustavo Vasa é eleito regente.
- 1541 — O explorador francês Jacques Cartier desembarca perto da cidade de Quebec em sua terceira viagem ao Canadá.
- 1572 — Guerras religiosas na França: a violência contra milhares de huguenotes em Paris resulta no massacre da noite de São Bartolomeu.
- 1595 — Longa Guerra Turca: o príncipe valáquio Miguel, o Bravo, confronta o exército otomano na Batalha de Călugăreni e obtém uma vitória tática.[2]
- 1600 — Batalha do Castelo de Gifu: as forças orientais de Tokugawa Ieyasu derrotam os clãs japoneses ocidentais leais a Toyotomi Hideyori, levando à destruição do Castelo de Gifu e servindo como um prelúdio para a Batalha de Sekigahara.
- 1628 — George Villiers, o primeiro Duque de Buckingham, é assassinado por John Felton.
- 1655 — Batalha de Sobota: o Império Sueco liderado por Carlos X Gustavo derrota a Comunidade Polaco-Lituana.
- 1703 — Evento de Edirne: o sultão Mustafá II do Império Otomano é destronado.
- 1775 — Guerra Revolucionária Americana: o rei Jorge III entrega sua Proclamação de Rebelião ao Tribunal de St. James declarando que as colônias americanas procederam a um estado de rebelião aberta e declarada.
- 1782 — Guerra Revolucionária Americana: as forças britânicas concluem a reconquista dos espanhóis dos assentamentos de Black River na Costa do Mosquito.[3]
- 1799 — Napoleão I da França deixa o Egito para a França a caminho da tomada do poder.
- 1813 — Na Batalha de Großbeeren, os prussianos sob o comando de Von Bülow repelem o exército francês.
- 1839 — O Reino Unido captura Hong Kong como base para se preparar para a guerra com a China Qing. O conflito de três anos que se seguiu será mais tarde conhecido como a Primeira Guerra do Ópio.
- 1866 — A Guerra Austro-Prussiana termina com o Tratado de Praga.
- 1890 — Foi fundada pelo presidente Emílio Rangel Pestana a Bolsa Livre, que seria o embrião da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), atual B3.
- 1895 — Termina a Revolução Federalista, nos estados do sul do Brasil com assinatura de um tratado de paz, os federalistas foram derrotados na batalha de Campo Osório meses antes.
- 1898 — A Expedição Southern Cross, o primeiro empreendimento britânico da Idade Heroica da Exploração da Antártida, parte de Londres.
- 1904 — O pneu com correntes para automóveis é patenteado.
- 1914 — Primeira Guerra Mundial: Japão declara guerra à Alemanha; a Força Expedicionária Britânica atinge Mons, na Bélgica; Batalha de Kraśnik, Império Russo, norte da Galícia, actual Polónia – vitória das forças austro-húngaras sobre as forças russas.
- 1927 — Os anarquistas italianos Sacco e Vanzetti são executados após um longo e controverso julgamento.
- 1929 — Massacre de Hebrom durante os tumultos palestinos de 1929: ataque árabe à comunidade judaica em Hebrom no Mandato Britânico da Palestina, continuando até o dia seguinte, resultou na morte de cerca de 68 judeus e os restantes foram forçados a deixar a cidade.
- 1939 — Segunda Guerra Mundial: a Alemanha Nazista e a União Soviética assinam um tratado de não agressão, o Pacto Molotov-Ribbentrop. Em uma adição secreta ao pacto, os Países Bálticos, Finlândia, Romênia e Polônia são divididos entre os dois países.
- 1942 — Segunda Guerra Mundial: início da Batalha de Stalingrado.
- 1943 — Segunda Guerra Mundial: Carcóvia é libertada após a Batalha de Kursk.
- 1944
- Segunda Guerra Mundial: o rei Miguel I da Romênia demite o governo pró-nazista do marechal Antonescu, que é preso. A Romênia muda de lado do Eixo para os Aliados.
- Segunda Guerra Mundial: o rei Miguel da Romênia demite o governo pró-nazista do marechal Antonescu, que mais tarde é preso. A Romênia muda de lado do Eixo para os Aliados.
- 1945 — Segunda Guerra Mundial: guerra soviético-japonesa: o Comitê de Defesa do Estado da URSS emite o Decreto no. 9898cc “Sobre recebimento, acomodação e utilização de trabalho dos prisioneiros de guerra do exército japonês“.
- 1946 — Portaria nº 46 do Governo Militar Britânico constitui os Länder (estados) alemães de Hanover e Eslésvico-Holsácia.
- 1948 — O Conselho Mundial de Igrejas é formado por 147 igrejas de 44 países.
- 1954 — Primeiro voo da aeronave multifunções Lockheed C-130 Hercules.
- 1958 — Guerra Civil Chinesa: a Segunda Crise do Estreito de Taiwan começa com o bombardeio do Exército Popular de Libertação de Kinmen.
- 1966 — A Lunar Orbiter 1 tira a primeira fotografia da Terra vista da órbita ao redor da Lua.
- 1973 — Um assalto a banco que deu errado em Estocolmo, na Suécia, se transforma em uma crise de reféns; nos próximos cinco dias, os reféns começam a simpatizar com seus captores, levando ao termo “Síndrome de Estocolmo“.
- 1989 — Revolução Cantada: dois milhões de pessoas da Estônia, Letônia e Lituânia ficam de mãos dadas na estrada Vilnius–Tallinn.
- 1990
- Saddam Hussein aparece na televisão estatal iraquiana com vários “convidados” ocidentais (na verdade, reféns) para tentar impedir a Guerra do Golfo.
- A Armênia declara sua independência da União Soviética.
- Alemanha Ocidental e Oriental anunciam que se reunirão em 3 de outubro.
- 1991 — A World Wide Web é aberta ao público.
- 2000 — O voo Gulf Air 072 se choca contra o Golfo Pérsico perto de Manama, no Bahrein, matando 143 pessoas.
- 2002 — O Brasil é o 81.° país a ratificar o Protocolo de Kyoto.
- 2006 — Natascha Kampusch, que havia sido sequestrada com dez anos de idade, escapa de seu sequestrador, Wolfgang Přiklopil, após oito anos de cativeiro.
- 2007 — Os restos mortais dos últimos membros da família real da Rússia, Alexei Nikolaevich, czarevich da Rússia, e sua irmã, a grã-duquesa Anastasia, são descobertos perto de Ecaterimburgo, na Rússia.
- 2011 — O líder líbio Muammar Gaddafi é derrubado depois que as forças do Conselho Nacional de Transição assumem o controle da base militar de Bab al-Azizia durante a Guerra Civil da Líbia.
- 2023
- A Sonda indiana Chandrayaan-3 torna-se a primeira a pousar no polo sul da Lua.
- Yevgeny Prigozhin e Dmitry Utkin, fundadores do Grupo Wagner, morrem em queda de avião no Oblast de Tver, Rússia.
Fonte: Wikipedia.