27 de agosto na história
27 de agosto é o 239.º dia do ano no calendário gregoriano (240.º em anos bissextos). Faltam 126 dias para acabar o ano.
2011: O Furacão Irene
Furacão Irene foi um furacão atlântico de categoria 3 (Escala de furacões de Saffir-Simpson) que provocou diversos danos a nações caribenhas antes de sua chegada em terra na Carolina do Norte e Sul. Rumou para o norte, atingindo diversos estados da costa oriental: Virgínia, Nova Jersey, Nova York, Massachusetts, Vermont e outros, além do Canadá.[1]
Eventos históricos
- 410 — O saque de Roma pelos visigodos termina.
- 1172 — Henrique, o Jovem Rei, e Margarida da França são coroados rei e rainha juniores da Inglaterra.
- 1232 — Shikken Hojo Yasutoki do xogunato Kamakura promulga o Goseibai Shikimoku, o primeiro código legal japonês que rege a classe samurai.[1]
- 1557 — A Batalha de St. Quentin resulta em Emanuel Felisberto tornando-se duque de Savoia.
- 1593 — Pierre Barrière falhou em uma tentativa de assassinar Henrique IV da França.
- 1597 — Guerra Imjin: Batalha de Chilcheollyang: uma frota japonesa de 500 navios dizima a frota de 200 navios do comandante Won Kyun.[2]
- 1600 — O Exército Ocidental de Ishida Mitsunari inicia o Cerco ao Castelo de Fushimi, que é levemente defendido por uma guarnição Tokugawa muito menor liderada por Torii Mototada.[3]
- 1689 — O Tratado de Nerchinsk é assinado pela Rússia e o Império Qing (calendário juliano).
- 1776 — Batalha de Long Island: no que é hoje Brooklyn, Nova Iorque, as forças britânicas sob o comando do general William Howe derrotam os americanos sob o comando do general George Washington.
- 1793 — Guerras revolucionárias francesas: a cidade de Toulon se revolta contra a República Francesa e permite que as frotas britânicas e espanholas ocupem seu porto, levando ao cerco de Toulon pelo Exército Revolucionário Francês.
- 1810 — Guerras Napoleônicas: a Marinha francesa derrota a Marinha Real britânica, impedindo-os de tomar o porto de Grand Port na Île de France.
- 1813 — O imperador francês Napoleão I derrota uma força maior de austríacos, russos e prussianos na Batalha de Dresden.
- 1828 — O Império do Brasil e as Províncias Unidas do Rio da Prata (atual Argentina) reconhecem a soberania da República Oriental do Uruguai no Tratado do Rio de Janeiro.
- 1832 — Black Hawk, líder da tribo Sauk de nativos norte-americanos, se rende às autoridades dos Estados Unidos, encerrando a Guerra de Black Hawk.
- 1840 — Criadas as Companhias de Aprendizes Nacionais, que mais tarde se tornaram as Escolas de Aprendizes-Marinheiros do Brasil.
- 1859 — O petróleo é descoberto em Titusville, Pensilvânia, levando ao primeiro poço de petróleo comercialmente bem-sucedido do mundo.
- 1883 — Erupção do Krakatoa: quatro enormes explosões destroem a ilha de Krakatoa e causam anos de mudança climática.
- 1893 — O furacão em Sea Islands atinge os Estados Unidos perto de Savannah, Geórgia, matando entre 1 000 e 2 000 pessoas.[4]
- 1895 — Invasão japonesa de Taiwan: Batalha de Baguashan: o Império do Japão derrota decisivamente um exército menor em Changhua, paralisando a efêmera República de Formosa e levando à sua rendição dois meses depois.[5]
- 1896 — Guerra Anglo–Zanzibari: a guerra mais curta da história do mundo (09h02 às 09h40), entre o Reino Unido e Zanzibar.
- 1908 — A dinastia Qing promulga o Qinding Xianfa Dagang, o primeiro documento constitucional da história da China, transformando o império Qing em uma monarquia constitucional.[6]
- 1916 — Primeira Guerra Mundial: o Reino da Romênia declara guerra à Áustria-Hungria, entrando na guerra como uma das nações aliadas.
- 1918 — Revolução Mexicana: Batalha de Ambos Nogales: as forças do Exército dos EUA lutam contra os carrancistas mexicanos na única batalha da Primeira Guerra Mundial travada em solo norte-americano.[7]
- 1922 — Guerra Greco-Turca: o exército turco toma do Reino da Grécia a cidade egeia de Afyonkarahisar.
- 1928 — O Pacto Kellogg-Briand, estipulando a renúncia à guerra como instrumento de política nacional, é assinado por quinze nações. Por fim, sessenta e uma nações irão assiná-lo.
- 1939 — Primeiro voo do Heinkel He 178, com motor turbojato, o primeiro avião a jato do mundo.
- 1943 — Segunda Guerra Mundial: forças japonesas evacuam a ilha da Nova Geórgia no Teatro de Operações do Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial.
- 1955 — A primeira edição do Guinness Book of Records é publicada na Grã-Bretanha.[8]
- 1962 — A missão espacial não tripulada Mariner 2 é lançada para Vênus pela NASA.
- 1964
- Campanha da Legalidade: O marechal Lott é preso. O governo federal fecha rádios de Porto Alegre. Leonel Brizola, governador do Rio Grande do Sul, requisita a Rádio Guaíba.
- O líder da junta sul-vietnamita Nguyễn Khánh entra em um acordo triunvirato de compartilhamento de poder com os generais rivais Trần Thiện Khiêm e Dương Văn Minh, que estiveram envolvidos em conspirações para derrubar Khánh.
- 1971 — Uma tentativa de golpe de estado fracassa na nação africana do Chade. O governo do Chade acusa o Egito de participar da tentativa e rompe relações diplomáticas.
- 1972 — O primeiro trecho da Rodovia Transamazônica é inaugurado pelo presidente Médici.
- 1975 — O governador do Timor Português abandona a sua capital, Díli, e foge para a ilha Ataúro, deixando o controle para um grupo rebelde.
- 1991
- A Comunidade Europeia reconhece a independência dos Países Bálticos da Estônia, da Letônia e da Lituânia.
- Moldávia declara independência da União Soviética.
- 2003
- Marte atinge a menor distância da Terra em quase 60 mil anos, passando a aproximadamente 55 768 006 km.
- As primeiras negociações a seis, envolvendo Coreia do Sul e do Norte, Estados Unidos, China, Japão e Rússia, se reúnem para encontrar uma solução pacífica para as preocupações de segurança do programa de armas nucleares da Coreia do Norte.
- 2011 — O Furacão Irene atinge a costa leste dos Estados Unidos, matando 47 pessoas.