12 de setembro na história
12 de setembro é o 255.º dia do ano no calendário gregoriano (256.º em anos bissextos). Faltam 110 dias para acabar o ano.
- Foto: 1711 — A Batalha do Rio de Janeiro foi um ataque que ocorreu no porto do Rio de Janeiro durante a Guerra da Sucessão Espanhola por uma esquadra francesa sob comando de René Duguay-Trouin.
Eventos históricos
- 490 a.C. — Batalha de Maratona: a data convencionalmente aceita para a Batalha de Maratona. Os atenienses e seus aliados platônicos derrotam a primeira força de invasão persa da Grécia.
- 1185 — Imperador Andrônico I Comneno é brutalmente morto em Constantinopla.
- 1213 — Cruzada Albigense: Simão IV de Monforte, derrota Pedro II de Aragão na Batalha de Muret.
- 1297 — O Tratado de Alcanizes define a fronteira entre Portugal e Castela.
- 1309 — Ocorre o Primeiro Cerco de Gibraltar no contexto da Reconquista espanhola, colocando as forças do Reino de Castela contra o Reino Nacérida de Granada, resultando em uma vitória castelhana.
- 1631 — A Batalha Naval dos Abrolhos, também referida como Batalha Naval de Pernambuco, é travada na costa do atual estado de Pernambuco.
- 1683 — Grande Guerra Turca: Batalha de Viena: vários exércitos europeus unem forças para derrotar o Império Otomano.
- 1711 — A Batalha do Rio de Janeiro foi um ataque que ocorreu no porto do Rio de Janeiro durante a Guerra da Sucessão Espanhola por uma esquadra francesa sob comando de René Duguay-Trouin.
- 1762 — O Sultanato de Sulu cede a ilha Balambangan à Companhia Britânica das Índias Orientais.
- 1847 — Guerra Mexicano-Americana: começa a Batalha de Chapultepec.
- 1911 — Inauguração do Theatro Municipal de São Paulo, o espetáculo foi iniciado com a leitura de um trecho da obra da ópera Il Guarany, de Carlos Gomes. Seguiu-se depois a encenação da ópera Hamlet, de Ambroise Thomas.
- 1915 — Soldados franceses resgatam mais de 4 000 sobreviventes do genocídio armênio presos em Musa Dagh.
- 1923 — Rodésia do Sul, hoje chamado Zimbábue, é anexada pelo Reino Unido.
- 1936 — Inaugurada a Rádio Nacional do Rio de Janeiro.
- 1938 — Adolf Hitler exige autonomia e autodeterminação para os alemães da Região dos Sudetas na Tchecoslováquia.
- 1940 — Pinturas rupestres são descobertas em Lascaux, França.
- 1942 — Segunda Guerra Mundial: primeiro dia da Batalha de Edson’s Ridge durante a Campanha de Guadalcanal. Marines dos Estados Unidos que protegem o Henderson Field são atacados por tropas japonesas.
- 1943 — Segunda Guerra Mundial: Benito Mussolini é resgatado numa ousada operação dos paraquedistas alemães comandados pelo austríaco Otto Skorzeny (Operação Carvalho).
- 1944 — Segunda Guerra Mundial: continua a libertação da Iugoslávia da ocupação do Eixo. Bajina Bašta, no oeste da Sérvia, está entre as cidades liberadas.
- 1945 — A República Popular da Coreia é proclamada, pondo fim ao domínio japonês sobre a Coreia.[1]
- 1948 — Guerra Civil Chinesa: O marechal Lin Biao, comandante-em-chefe do Exército de Campo do Nordeste comunista chinês, lançou uma ofensiva maciça contra Jinzhou, a Campanha de Liaoshen começou.
- 1952 — Ocorrências estranhas, incluindo um avistamento de monstros, ocorrem em Flatwoods, Virgínia Ocidental.
- 1958 — Jack Kilby demonstra o primeiro circuito integrado enquanto trabalhava na Texas Instruments.
- 1959 — A União Soviética lança o foguete, Luna 2, com o objetivo de obter um impacto na Lua.
- 1961 — Fundação da União Africana e Malgaxe.
- 1962 — O presidente John F. Kennedy faz o discurso “Nós escolhemos ir para a Lua” na Universidade Rice.
- 1963 — Ocorre a revolta dos Sargentos em Brasília promovida por cabos, sargentos e suboficiais, sobretudo da Força Aérea e da Marinha do Brasil.
- 1966 — Gemini XI, a penúltima missão do Projeto Gemini da NASA, estabelece o recorde de altitude humana em órbita (exceto para as missões lunares Apollo).
- 1974 — O imperador Haile Selassie da Etiópia, “Messias” do movimento rastafári, é deposto após um golpe militar dos Dergs, encerrando um reinado de 58 anos.
- 1977 — O ativista sul-africano antiapartheid Steve Biko morre sob custódia policial.
- 1980 — Golpe militar na Turquia, liderado pelo general Kenan Evren.
- 1981 — Inaugurado o Memorial JK em Brasília.
- 1983 — A União Soviética veta uma Resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas deplorando a destruição soviética do voo da Korean Air Lines 007.
- 1988 — O Furacão Gilbert devasta a Jamaica; ela se volta para a península de Iucatã, no México, dois dias depois, causando cerca de 5 bilhões de dólares em danos.
- 1990 — Os dois estados alemães e as Quatro Potências assinam o Tratado sobre a Regulamentação Definitiva referente à Alemanha em Moscou, abrindo caminho para a reunificação da Alemanha.
- 1992
- A NASA lança o ônibus espacial Endeavour na STS-47, que marcou a 50.ª missão do ônibus espacial. A bordo estão Mae Jemison, a primeira afro-americana no espaço, Mamoru Mohri, o primeiro cidadão japonês a voar em uma espaçonave americana, e Mark Lee e Jan Davis, o primeiro casal no espaço.
- Abimael Guzmán, líder do Sendero Luminoso, é capturado pelas forças especiais peruanas; pouco tempo depois, o resto da liderança do Sendero Luminoso também caiu.
- 2003
- As Nações Unidas suspendem as sanções contra a Líbia depois que o país concordou em aceitar a responsabilidade e recompensar as famílias das vítimas no atentado de 1988 contra o voo 103 da Pan Am.
- Guerra do Iraque: Em Faluja, as forças dos EUA disparam e matam oito policiais iraquianos por engano.
- O tufão Maemi, o tufão mais forte registrado para atingir a Coreia do Sul, atingiu a costa perto de Busan.
- 2005 — Conflito israelo-palestino: a retirada israelita de Gaza é concluída, deixando cerca de 2 530 casas demolidas.[2]
- 2013 — A NASA confirma que sua sonda Voyager 1 se tornou o primeiro objeto feito pelo homem a entrar no espaço interestelar.
- 2019 — Astrônomos detectam água na atmosfera do exoplaneta K2-18b, primeira detecção do tipo em uma zona habitável.
- 2022 — Iniciam-se confrontos durante a crise fronteiriça entre Armênia e Azerbaijão, em que mais de 210 soldados de ambos os lados morrem em combates.[3]
- 2023 — O número de mortos nas inundações causadas pela tempestade Daniel no nordeste da Líbia aumenta para 5 200 pessoas, com milhares de desaparecidos.