Brasil se torna o maior produtor de soja do mundo
Por Lucas Bellinello
Tendo produzido mais de 135 milhões dentro do território nacional, o Brasil se consolidou como o maior produtor de soja do mundo. Dados divulgados hoje (30), pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), mostram a posição privilegiada do Brasil na produção do grão.
Ainda de acordo com o estudo, o Brasil também aparece na liderança absoluta na exportação do grão. No total, o país enviou para fora cerca de 86 milhões de toneladas.
O estudo mostra também que o Brasil exportou quase oitenta milhões de toneladas de soja a mais que o Paraguai que ficou como o segundo colocado na lista dos países que mais exportam soja. O país vizinho ao Brasil exportou ano passado pouco mais de 6 milhões de toneladas do grão.
Economia em crescimento
De acordo com o economista Tiago Brito, o recorde na safra mostra o potencial do Brasil em produzir respeitando os limites ecológicos nacionais.
“A produção demonstra a capacidade que temos de produzir preservando. O Brasil tem um agro que respeita o meio ambiente e é muito produtivo”, explicou Tiago.
Ainda de acordo com o economista, a produção puxa toda a economia nacional para cima, aumentando a geração de empregos e engordando Produto Interno Bruno (PIB) nacional.
“Um agro forte reflete na geração de empregos, aumento do PIB e até na diminuição nos preços dos alimentos”, concluiu o economista.
Mato Grosso na liderança do país
Ainda segundo o estudo que avalia a produção de soja no país, Mato Grosso continua sendo o campeão nacional na produção da soja.
O estado sozinho produziu cerca de 41,46 milhões de toneladas do grão em 2022, a maior produção da história e mais de um terço de toda a produção nacional.