Estudantes da UFMT protestam contra corte de bolsas feito por governo Lula
Por Lucas Bellinello
Nesta terça-feira (28), alunos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realizaram um protesto em uma das guaritas da instituição, em resposta ao corte de bolsas anunciado na última segunda-feira (27). O corte, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), totaliza R$ 2 milhões e afetará cerca de 400 universitários que contam com auxílio da universidade.
De acordo com o Diretório Central dos Estudantes, a medida terá um grande impacto na vida dos estudantes que dependem das bolsas de assistência estudantil. O protesto foi registrado em vídeo nas redes sociais, mostrando que a manifestação impediu o trânsito na entrada que dá acesso à Avenida Fernando Côrrea.
A UFMT é uma das principais instituições de ensino superior do estado de Mato Grosso, e é reconhecida pela qualidade de seus cursos e programas de pesquisa.
O corte nas bolsas de assistência estudantil pode comprometer a permanência de muitos estudantes na universidade, além de impactar negativamente a qualidade do ensino e da pesquisa na instituição.