POLÍTICA

Eduardo Sanches e subscritores criam projeto na Câmara que prevê instalação de detectores de metais na entrada das escolas

Compartilhe

Após uma série significativa de aumento da violência em escolas terem chamado a atenção nos últimos dias, os vereadores Eduardo Sanches (Republicanos), Ademir Anibale (MDB), Horácio Pereira (União) e Fábio Brito (PSDB), protocolaram na Câmara, o Projeto de Lei nº 09/2023 que tramita em Regime de Urgência Simples e deve ser votado na sessão ordinária desta terça-feira (11).

Visando a segurança e a confiança dos pais, alunos e profissionais de educação, o Projeto prevê a instalação de portas com detectores de metais na entrada de cada escola da rede pública de ensino do município, na tentativa de intimidar qualquer entrada de armas, sejam elas de qualquer natureza.

Uma emenda será ajustada dentro do projeto, que previa que a instalação fosse realizada em 120 dias. Com a emenda, o projeto de lei torna obrigatório que 20% dos Centros Municipais tenham portas com detectores de metais instalados em até 12 meses, em seguida mais 60% dos colégios em até dois anos e finaliza a instalação de todo equipamento no terceiro ano.

Se aprovado, será obrigatório a instalação de portas com detectores de metais nos acessos aos estabelecimentos da rede pública de ensino municipal. Estes deverão ser fixos nas entradas das escolas, devendo os alunos e funcionários, bem como todas as pessoas que adentrarem as unidades, serem submetidos aos equipamentos.

O vereador Eduardo Sanches avalia que a instalação desses equipamentos ajudará no monitoramento da possível entrada de objetos que podem colocar em risco a segurança das pessoas. “Nos bancos, prédios federais, assembleias legislativas e em algumas repartições públicas já é comum esta averiguação e, para maior segurança de nossos estudantes e professores, vamos lutar para que as escolas adotem essas medidas de segurança”, completa o parlamentar, ao justificar a iniciativa.

Com Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *