Secretária de Nortelândia é cogitada como possível candidata à prefeitura após pedido de moradores
Por Lucas Bellinello
A secretária Municipal de Administração, Planejamento e Finanças de Nortelândia, Marlene Julia de Oliveira Scarpat, é uma das apostas de grupos políticos para a eleição de 2024. Caso realmente se candidate e se sagre vencedora no pleito do ano que vem, a gestora, que também já atuou como diretora da Escola Estadual Desembargador Olegário Moreira de Barros, seria a primeira prefeita da história da cidade.
Marlene Scarpat tem 50 anos, sendo 42 deles vividos em Nortelândia. Dona de um vasto currículo, ela é graduada em Pedagogia, Sociologia e Direito e Pós Graduada em Educação Ambiental, Gestão Escolar, Gestão Pública Municipal, além de Mestre em Ciência da Educação. A secretaria também tem uma enorme bagagem profissional, tendo iniciado no serviço público municipal em 1989.
Desde então, ela já foi agente administrativa, professora, coordenadora e diretora escolar. Na gestão pública, ela exerceu o cargo de secretária Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer de Nortelândia, no período de 2005 à 2016. Durante a gestão na educação municipal, o município alcançou os melhores índices nas avaliações da educação básica, realizadas pelo Ministério da Educação, recebendo vários prêmios e títulos, em reconhecimento ao seu trabalho bem realizado no setor.
Atualmente, ela comanda a Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Finanças, contribuindo com os projetos, programas, eventos e ações de todas as secretarias e da gestão municipal. A possibilidade de Marlene Scarpat disputar a Prefeitura de Nortelândia em 2024 é vista com bons olhos por seu grupo político, já que seria a primeira vez na história que uma mulher comanda o Executivo da cidade.