Faissal cobra explicações sobre fechamento de escola na zona rural
O deputado estadual Faissal Calil (Cidadania) apresentou, na sessão da manhã desta quarta-feira (11), um requerimento de informações à Secretaria de Estado de Educação (Seduc), requerendo detalhes sobre a situação da Escola Estadual Rui Barbosa situada no Distrito de Monte Castelo D’ Oeste, em Glória D’Oeste. A unidade escolar, que atende cerca de 60 alunos, foi fechada pelo Governo do Estado, o que motivou o posicionamento do parlamentar.
A escola funciona em um prédio com seis salas, sendo uma para professores, uma para biblioteca e outras quatro disponibilizadas para as aulas. De acordo com o parlamentar, os alunos que frequentam a unidade estão inseridos num contexto social de baixa renda, sendo que muitas das famílias destes estudantes são cadastradas no Bolsa Família, o que demanda uma maior atenção do Governo, através da Seduc.
Na unidade, que apresenta bons índices na Avaliação do Sistema Estruturado de Ensino, os alunos são esperados com lanche de entrada, merenda no recreio e acompanhados ao entrar e sair dos ônibus. Foi detalhado ainda que os moradores procuram a escola para obter informações, utilizam a biblioteca e esperam para ser atendidos, no posto de saúde.
“É uma escola que atende cerca de 60 alunos. Sabemos que é pouco, mas é uma unidade rural e sabemos da dificuldade de a educação chegar nos lugares mais longínquos. Às vezes, manter uma escola dessa aberta pode causar ao Estado um prejuízo financeiro, mas nada é mais prejudicial do que a falta de conhecimento. Estamos encaminhando para a Seduc um requerimento de explicações sobre o fechamento dessa unidade, que pode resultar em um prejuízo imenso a todos esses alunos da zona rural. Vamos tentar sensibilizar o secretário, para que ele possa rever essa decisão. O conhecimento liberta e a gente precisa de mais educação chegando lá na ponta”, afirmou Faissal.