23 de setembro na história
23 de setembro é o 266.º dia do ano no calendário gregoriano (267.º em anos bissextos). Faltam 99 dias para acabar o ano. Neste dia também ocorre o equinócio da primavera no hemisfério sul, e o equinócio de outono no hemisfério norte.
- Foto: 1846 — Os astrônomos Urbain Le Verrier, John Couch Adams e Johann Gottfried Galle colaboram na descoberta de Netuno o oitavo planeta do Sistema Solar.
Eventos históricos
- 38 — Drusila, irmã de Calígula falecida em junho, com quem o imperador teria tido uma relação incestuosa, é divinizada.[1]
- 1122 — Papa Calisto II resolve a questão das investiduras por meio da Concordata de Worms, que marca o início da supremacia da autoridade papal sobre a imperial.
- 1338 — A Batalha de Arnemuiden, na qual uma força francesa derrota os ingleses, é a primeira batalha naval da Guerra dos Cem Anos e a primeira batalha naval em que a artilharia de pólvora é usada.[2]
- 1459 — Guerra das Rosas – Batalha de Blore Heath: Margarida de Anjou perde a batalha para o Conde de Warwick, que se junta ao resto do exército de York em Ludlow.
- 1529 — O Cerco de Viena impede que Solimão I ataque a cidade.
- 1779 — Durante a Revolução Americana, o esquadrão comandado por John Paul Jones no USS Bonhomme Richard ganhou a Batalha de Flamborough Head, na costa da Inglaterra, contra dois navios de guerra britânicos.
- 1780 — Durante a Revolução Americana: o major britânico John André é preso por soldados americanos sob a acusação de espionagem.
- 1803 — Segunda Guerra Anglo-Marata: Batalha de Assaye entre a Companhia Britânica das Índias Orientais e o Império Marata na Índia.
- 1806 — Lewis e Clark retornam a St. Louis depois de explorar o noroeste do Pacífico dos Estados Unidos.
- 1821 — Trípoli, na Grécia, é capturada por rebeldes gregos durante a Guerra de Independência da Grécia.
- 1846 — Os astrônomos Urbain Le Verrier, John Couch Adams e Johann Gottfried Galle colaboram na descoberta de Netuno o oitavo planeta do Sistema Solar.
- 1868 — Grito de Lares (“Revolta de Lares”) ocorre em Porto Rico contra o domínio espanhol.
- 1884 — O navio a vapor Arctique encalhou perto do Cabo Virgenes, levando à descoberta de ouro de aluvião nas proximidades, iniciando a corrida do ouro na Terra do Fogo.[3]
- 1879 — É fundada a Sociedade Cultural Macedo-Romena.[4]
- 1889 — A Nintendo Koppai (mais tarde Nintendo Company, Limited) é fundada por Fusajiro Yamauchi para produzir e comercializar o jogo de cartas Hanafuda.
- 1905 — Noruega e Suécia assinam o “Tratado de Karlstad”, dissolvendo pacificamente a união entre os dois países.
- 1913 — Roland Garros efetua a primeira travessia do Mediterrâneo em um avião.
- 1919 — Criadas, pelo presidente Nilo Peçanha, as escolas de Aprendizes Artífices, hoje a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica;
- 1923 — Fundação do atual Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, então chamada Academia de Belas Artes.
- 1932 — A unificação da Arábia Saudita é concluída.
- 1938 — O exército da Tchecoslováquia é mobilizado em resposta ao Acordo de Munique.
- 1943 — Segunda Guerra Mundial: fundação do Estado fantoche nazista conhecido como República Social Italiana.
- 1944 — Roosevelt faz seu famoso Discurso de Fala.
- 1947 — Um terremoto de magnitude 6,9 atinge o sul de Khorasan, no Irã, matando mais de 500 pessoas.
- 1950 — Guerra da Coreia: a Batalha da Colina 282 é o primeiro incidente de fogo amigo dos EUA contra militares britânicos desde a Segunda Guerra Mundial.
- 1973 — Eleições gerais argentinas: Juan Perón retorna ao poder na Argentina.
- 1983 — São Cristóvão e Nevis é admitido como Estado-Membro da ONU.
- 1983 — O voo 771 da Gulf Air é destruído por uma bomba, matando todas as 117 pessoas a bordo, quando se aproximava do Aeroporto Internacional de Abu Dhabi.[5]
- 2002 — Lançada a primeira versão pública do navegador Mozilla Firefox (“Phoenix 0.1”).
- 2004 — Mais de 3 000 pessoas morrem no Haiti depois que o furacão Jeanne produz enormes inundações e deslizamentos de terra.
- 2008 — Matti Saari mata dez pessoas em uma escola na Finlândia antes de cometer suicídio.