TCE cobra agilidade de Tangará na aplicação de vacinas contra Covid
Há dois dias o Olhar do Norte revelou que a eficácia de Tangará da Serra na aplicação da vacina contra covid-19 é de apenas 51%, considerada baixa em relação a outros municípios do mesmo porte em Mato Grosso ou até mesmo cidades menores.
Hoje, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) endossou as informações divulgas pela reportagem e notificou a prefeitura de Tangará da Serra, sob a gestão do prefeito Vander Masson (PSDB) para que a secretaria municipal de Saúde agilize a aplicação das doses da vacina.
O TCE por meio da Secretaria de Controle Externo (Secex) de Saúde e Meio Ambiente, apontou que Tangará e outros 63 municípios do estado estão com o índice de aplicação das vacinas contra a Covid-19 abaixo de 58%. Nesta quinta-feira (1°), foi encaminhada uma recomendação para que as cidades acelerem o processo de imunização.
A secretaria recomendou que os municípios intensifiquem a vacinação dos grupos prioritários elencados nos planos de vacinação contra a covid-19, com mutirões nos fins de semana, ampliação dos locais de vacinação e funcionamento dos postos em horário estendido.
A secretaria também estipulou o prazo de 48 horas para que os municípios apresentem um relatório contendo as medidas adotadas para atender às recomendações propostas pelo TCE-MT ou as justificativas para esclarecer a baixa aplicação.