Câmara de Cuiabá barra pedido para afastar Emanuel da Prefeitura
Por Lucas Bellinello
Os vereadores da base do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) conseguiram barrar a abertura de mais uma Comissão Processante para investigar o prefeito por prática de infração político-administrativa. O pedido foi apresentado pela vereadora Edna Sampaio (PT), que alegou que Emanuel estaria descumprindo leis de autoria dos parlamentares, além da Lei Orgânica do Município e da Constituição de Mato Grosso. Caso a Comissão Processante fosse aberta, o prefeito seria afastado do cargo.
A vereadora ainda alega que a Prefeitura não vem executando os recursos oriundos de emendas impositivas individuais, caracterizando o descumprimento da Lei Orçamentária Anual (LOA). Com isso, segundo a parlamentar, a Prefeitura deixa de aplicar R$ 12,5 milhões anualmente somente na Saúde, já que cada um dos 25 vereadores pode destinar anualmente até R$ 500 mil para o setor.
No entanto, os argumentos não foram suficientes para convencer os vereadores da base. Essa é a terceira vez que eles barram a abertura de uma investigação contra o prefeito. Emanuel Pinheiro vem sendo alvo de denúncias, operações, investigações e escândalos.
Enquanto isso, a Saúde de Cuiabá vive uma de suas maiores crises. No último dia 9, o Tribunal de Justiça determinou a intervenção estadual na pasta. A crise é agravada pela falta de investimentos e pela não execução de recursos destinados à área.
A votação contou com 14 votos contrários ao pedido e nove favoráveis. Veja abaixo a lista dos vereadores que votaram contra e a favor:
Votaram contra:
- Rodrigo Arruda e Sá (Cidadania)
- Adevair Cabral (PTB)
- Luís Claúdio (PP)
- Wilson Kero Kero (Podemos)
- Marcus Brito (PV)
- Lilo Pinheiro (PDT)
- Kássio Coelho (Patriota)
- Rogério Varanda (MDB)
- Sargento Vidal (Pros)
- Pastor Jeferson Siqueira (PSD)
- Paulo Henrique (PV)
- Renivaldo Nascimento
- Mário Nadaf (PV)
- Paulo Henrique PV)
Votaram a favor:
- Michelly Alencar (União)
- Maysa Leão (Republicanos)
- Dilemário Alencar (Podemos)
- Demilson Nogueira (PP)
- Sargento Joelson (PSB)
- Fellipe Corrêa (Cidadania)
- Robinson Cireia (PT)
- Luiz Fernando (Republicanos)
- Eduardo Magalhães (Republicanos)
Ausente:
- Dídimo Vovô (PSB)