Ex-candidato a deputado estadual nega envolvimento com quebra-quebra de Brasília
Por Lucas Bellinello
O ex-candidato a deputado estadual, Rafael da Silva Yonekubo, negou ter qualquer envolvimento com os atos de vandalismo que ocorreram em Brasília no dia 08 de janeiro de 2023. Yonekubo foi apontado como um dos organizadores das caravanas que levavam militantes para Brasília, mas sua defesa refutou essas acusações em um manifesto enviado à imprensa.
Segundo a defesa de Yonekubo e de Analady Carneiro da Silva, o depoimento da Sra. Gisela Cristina Bohrer foi distorcido pela imprensa. Bohrer teria afirmado que os dois teriam organizado e financiado as caravanas para os atos de vandalismo, mas posteriormente teria esclarecido que não declarou quem financiou os atos.
A defesa de Yonekubo e Analady Carneiro da Silva afirmou que nenhum dos dois participou dos atos de vandalismo em Brasília e que ambos estavam em Cuiabá-M.
Rafael Yonekubo inclusive se casou no dia 07 de janeiro, a festa de casamente teve a presença de Analady, já que os dois são amigos de longa data.
Os dois já protocolaram informações ao STF se colocando à disposição caso a investigação tenha interesse em esclarecimentos. A defesa ressaltou ainda que Yonekubo e Analady repudiam qualquer informação ou depoimento que os coloque como organizadores, financiadores ou apoiadores de atos de vandalismo, pois consideram essa prática abominável.
A investigação dos atos de vandalismo em Brasília continua em andamento, mas devem ser concluídas em breve. Enquanto isso, a defesa de Yonekubo e Analady Carneiro da Silva segue firme em sua posição de negar qualquer envolvimento dos dois com os atos de vandalismo.