VARIEDADE

1ª Festa Literária de Tangará da Serra – 14 a 16 de abril no Centro Cultural Pedro Alberto Tayano Filho

Compartilhe
Foto Assessoria

 Tangará da Serra segue se consolidando no mapa da literatura em Mato Grosso. Nos dias 14, 15 e 16 de abril, acontecerá a 1ª Festa Literária de Tangará da Serra (Flit), com o tema ‘Estórias que fazem história’. Custeado através da Lei Aldir Blanc – que auxilia o setor cultural neste momento de pandemia – o evento oferecerá ao público palestras, apresentações culturais, sorteio de livros e oportunidade para publicação de trabalhos acadêmicos. As atividades acontecerão no teatro do Centro Cultural Pedro Alberto Tayano Filho e contam com apoio da Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur).

O evento acontecerá sem presença de público presencial, em decorrência dos casos de coronavírus, obedecendo ao distanciamento necessário entre as poltronas do espaço, além da disponibilização de álcool gel e exigência do uso obrigatório de máscara. Haverá transmissão ao vivo na página da Flit no Facebook.

 Programação

 Na noite de quarta-feira (14), Marta Cocco ministrará a palestra inaugural do evento com o tema “Escrever histórias: conjugações do verbo no processo de criar e repartir em ‘Não presta pra nada’”, logo após a solenidade de abertura, a partir das 19h00. Marta é professora universitária, poeta, escritora, autora de 11 livros, vencedora de vários prêmios e imortal da Academia Mato-grossense de Letras. Na quinta-feira (15), às 14h00, o escritor Pedro Bandeira fará um bate-papo online, direto de São Paulo, com o tema “O amanhã: a vida depois da pandemia”. Além de professor, Pedro é escritor renomado nacionalmente, tendo como um dos grandes momentos da carreira a conquista da 28ª edição do Prêmio Jabuti de Literatura. Ainda na quinta à noite, o advogado, escritor, ex-presidente da Academia Mato-grossense de Letras, Eduardo Mahon, conduzirá a palestra “Uma crítica politicamente incorreta”. Mahon é um dos maiores entusiastas da produção literária do estado de Mato Grosso atualmente, tendo lançado mais de 14 obras transitando entre livros de contos, romance e poesia. Na Flit, Eduardo Mahon fará o lançamento da coleção “Contos Estranhos” – está com cinco volumes – e dos livros “Mea Culpa” e “Eles não podem tirar isso de mim”. Para a sexta-feira (16), uma programação especial encerra o evento. Livros de autores locais serão lançados no “Samba, café e prosa”, atração que terá o comando musical dos tangaraenses do Grupo Kade a partir das 17h30. A última noite da Flit terá uma mesa-redonda que contará com explanações acerca de pautas identitárias, sob o tema “Literatura de saberes: identidade, territórios e expressões”. Participarão da mesa-redonda Helenice Faria, Junior Pimenta e Gilmar Koloizomae. Helenice é negra, professora universitária, autora de livros e possui doutorado em Linguística e lançará na Flit os livros “Que dia o dia dorme?” e “A gente sabe, não sabe?”. Natural de Mauriti-CE, Junior Pimenta trabalha como servidor público, é pós-graduado em gestão de pessoas e apreciador da Literatura de Cordel. Gilmar Koloizomae é indígena, acadêmico do curso de Linguagem, professor e atua no território do povo Coopihanama.

 Apresentações culturais

 Além das palestras, apresentações culturais também prometem abrilhantar a festa. A programação cultural terá as participações dos músicos Jorge Félix, Matheus Pimenta, DJ Angélica DC, do grupo de dança Corpo de Baile, do grupo de teatro Coletivo Cadela Manca, da atriz e contadora de história Adrianne Rocha e do supracitado Grupo Kade espalhados pelos três dias de Flit.

Ponte científica

Como forma de colaborar com a comunidade acadêmica e a produção científica, a Festa Literária de Tangará da Serra também oferece espaço para publicação de trabalhos. Os interessados devem submeter seus resumos, resenhas e textos literários relacionados aos temas descritos no edital disponibilizado no site até o dia 28 de março. O evento também fornecerá certificação com carga horária de 12 horas aos que se inscreverem também através do site.

Telefone: (65) 3311-5130 WhatsApp: (65) 9681-5833

Com Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *